Marrocos conseguiu! Veja a lista de africanos que lideraram seus grupos na história da Copa do Mundo
Com a vitória por 2 a 1 diante do Canadá nesta quinta-feira (1), Marrocos terminou na primeira colocação do grupo F da Copa do Mundo, algo que somente três seleções africanas conseguiram até o momento.
Além do próprio Marrocos, que já tinha alcançado tal feito no Mundial de 1986, no México, somente Camarões (1990) e a Nigéria (1994 e 1998) terminaram na primeira posição de suas chaves.
Na primeira vez que isso ocorreu, os marroquinos também estavam no grupo F, mas ao lado de três europeus: Inglaterra, Polônia e Portugal. Apesar disso, a campanha foi impecável e com uma vitória e dois empates e equipe terminou na liderança com quatro pontos (na época, a vitória valia apenas dois pontos).
O sonho, no entanto, chegou ao fim nas oitavas de final quando os Leões do Atlas caíram para a Alemanha Ocidental com derrota de 1 a 0.
Quatro anos depois, Camarões repetiu o feito ao lado de Romênia, Argentina e URSS. Na fase de mata-mata foi ainda mais longe, passando pela Colômbia nas oitavas e caindo para a Inglaterra após prorrogação, nas quartas.
Já a Nigéria passou em primeiro lugar por duas edições da Copa do Mundo consecutivas. Em 1994, nos Estados Unidos e em 1998, na França. Os africanos, entretanto, perderam nas oitavas de final para Itália e Dinamarca, respectivamente. Mesmo assim, aquela equipe foi considerada a geração de ouro nigeriana.
Seleções africanas que conseguiram passar em primeiro lugar do seu grupo na história da Copa do Mundo
- Marrocos – 1986
- Camarões – 1990
- Nigéria – 1994
- Nigéria – 1998
- Marrocos – 2022
Por fim, Marrocos segue sonhando com voos mais altos na Copa do Mundo de 2022, mas para atingir seu objetivo terá que superar a Espanha, que ficou na segunda colocação do grupo E. O duelo acontece na terça-feira (6), às 12h (de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação.