Ídolo argentino, Diego Maradona teve boas relações com muitos jogadores, em especial com Renato Gaúcho, atual técnico do Grêmio.
Mesmo com a forte rivalidade entre os países, a relação entre os dois era de amizade. Portaluppi, inclusive, chegou a vestir uma camisa da seleção da Argentina com o nome do jogador nas costas após a sua morte, em novembro de 2020.
Apesar disso, a dupla nunca chegou a jogar na mesma equipe. Ambos se conheceram no futebol italiano, quando Maradona atuava no Napoli e Renato defendia a Roma. Em 2008, quando treinava o Fluminense, Portaluppi lembrou da amizade com o argentino.
“Ele é tão meu camarada que frequenta a minha casa quando vai ao Brasil. Acabamos ficando irmãos. Sempre jogávamos partidas beneficentes juntos. Ele é um ídolo mundial, que tem suas crises e problemas como qualquer pessoa. Em campo, foi um dos melhores, do nível de Zico. Mas Pelé é Pelé“, destacou.
Homenagem a Maradona em jogo da Libertadores
Com a morte do amigo, Renato prestou uma homenagem na vitória do Grêmio por 2 a 0 diante do Guarani, do Paraguai, pela Copa Libertadores da América daquele ano, vestindo uma camisa da Albiceleste com o nome de Diego Maradona.
“Gostaria de homenagear meu grande amigo Maradona. Fiz a homenagem usando a camisa dele, um grande amigo que perdi. O mundo perdeu um gênio, uma lenda, estou muito triste. Decido a vitória ao Dieguito. Todas as vezes que conversei com ele, foi um grande amigo, tivemos momentos maravilhosos juntos. Que Deus conforte os familiares“, disse após a partida.