O treinador do Sporting Lisboa, Ruben Amorim, respondeu às especulações de que poderia ser o próximo comandante do Manchester United. Os Red Devils têm enfrentado um início de temporada frustrante sob a liderança de Erik ten Hag, com oito derrotas em 15 jogos e uma série de revezes em casa contra Manchester City e Newcastle na última semana.
A posição de Ten Hag está ameaçada, e rumores sugerem que Amorim e Zinedine Zidane são opções para substituí-lo caso a situação do clube não melhore. Amorim, cujo nome tem circulado como possível contratação para a Premier League ao longo dos últimos 18 meses após bons resultados em Portugal, desconversou quando questionado sobre a possibilidade de assumir o United.
Amorim mantém futuro incerto
“Este ano, não vou retornar à mesma conversa do ano passado”, ele disse quando questionado se a oferta de um trabalho no United o faria deixar o Sporting, após a vitória por 4 a 2 sobre o Farense na Copa Portuguesa na última quinta-feira. O treinador do Sporting manteve suas cartas fechadas e evitou fazer comentários acerca do seu futuro.
Amorim, que tem uma cláusula liberatória estimada em €10m em seu contrato com o Sporting, também se recusou a comentar se sua postura mudaria caso a cláusula fosse acionada. “Vou respeitar o contrato, tudo que está lá será cumprido”, declarou. Amorim está no Sporting desde março de 2020 e nunca treinou fora de Portugal.
Os méritos de Amorim no Sporting de Lisboa
Ainda aos 38 anos, Amorim liderou o Sporting ao seu primeiro título da liga em 19 anos na sua primeira temporada completa em 2020-21. Além disso, venceu duas vezes a Taça da Liga Portuguesa e uma vez a Supertaça de Portugal enquanto esteve no clube.
O futuro de Amorim é objeto de intensas especulações, mas seja qual for o próximo passo do treinador, a atenção estará voltada para onde ele escolhe fazer sua marca a seguir. Se isso será no Old Trafford, no entanto, ainda está para ser determinado.