O Manchester City de Pep Guardiola está voando na atual temporada. No entanto, nem tudo tem sido flores para a equipe do comandante espanhol. A carga pesada de jogos da equipe acabou resultando em diversos desfalques para Pep no início da temporada.
De Bruyne, Kovacic, Stones e Bernardo Silva seguem machucados, enquanto Grealish concluiu sua recuperação recentemente.
“Existem muitos jogos. Absolutamente (uma sobrecarga de jogos). Menos jogos, menos lesões; muitos jogos, muitas lesões. São muitas temporadas seguidas sem muito descanso. Demandamos muito esforço dos jogadores em muitos jogos e às vezes eles não suportam”, disse Guardiola em coletiva de imprensa.
A lesão mais recente no elenco do City envolve Bernardo Silva. O meia português foi retirado do jogo no final do primeiro tempo durante a vitória dos Citizens sobre o Estrela Vermelha por 3 a 1, na última quarta-feira, pela Champions League. Segundo informações de Guardiola, a previsão é que ele fique afastado por até duas semanas.
Guardiola pode DEIXAR o City pra assumir Seleção
De acordo com relatos da imprensa britânica e do site Transfermarkt, Pep Guardiola está sendo cotado para assumir a Seleção Inglesa. A FA estaria analisando a possibilidade de encerrar o ciclo de Gareth Southgate à frente da equipe principal após o EURO 2024, e isso poderia abrir espaço para Guardiola como seu sucessor no comando.
O histórico de Pep Guardiola fala por si, sendo o responsável por levar o Manchester City a vencer tudo, incluindo a tríplice coroa nesta temporada, que englobou a primeira Liga dos Campeões na história dos Citizens, além de três títulos consecutivos na Premier League.
Também merece destaque as palavras que o próprio Pep ousou dizer em 2021, quando afirmou que “o próximo passo na minha carreira será treinar uma Seleção Nacional, se a oportunidade surgir”. Naquela época, ele também descartou a Espanha como uma possibilidade, tornando a seleção inglesa uma opção sólida.
Pep Guardiola está na Inglaterra desde 2015, quando assumiu o comando do Manchester City, e já está completamente familiarizado com a mídia e a cultura inglesa. Sendo assim, ele se tornaria o candidato ideal para a FA, que sempre busca além do campo de futebol, preferindo que seu treinador seja alguém que reflita os ideais da federação.
O contrato atual de Guardiola com o City se encerra em 2025, deixando um intervalo de 12 meses entre o final do EURO 2024 e a possível contratação do espanhol.