Após o reconhecimento do título brasileiro do Atlético Mineiro em 1937, diversos foram foram à CBF para tentar reconhecer conquistas do passado. Nesse caso, foi a vez do Criciúma.
O clube de Santa Catarina informou que vai pedir a homologação do título da Série B do campeonato brasileiro de 1986.
Criciúma aciona CBF
A atitude do Criciúma faz parte de um pedido conjunto por reconhecimento da Série B de 1986, que na época se chamava “Torneio Paralelo”. Treze, Central e Inter de Limeira também farão o pedido.
Isso porque, o regulamento do campeonato dividia os 36 clubes participantes em quatro grupos de nove equipes. O líder de cada grupo garantia o acesso para a elite do futebol brasileiro, mas não havia uma partida ou critério para determinar o campeão.
Por isso, os clubes solicitam que os quatros sejam considerados campeões brasileiros da Série B de 1986. O diretor de relações internacionais do Criciúma, Rodolfo Moretti, detalhou o procedimento para pedir a homologação do título.
Ele contou que as diretorias de Treze e Central entraram em contato para fazer um pedido em conjunto com a Inter de Limeira. “Em conjunto, a diretoria entendeu que o Criciúma não poderia ser prejudicado ficando de fora de uma eventual aclamação. Decidimos que vamos requerer o reconhecimento e a homologação do título da Série B de 1986”, afirmou.
O requerimento será feito por meio da Federação Catarinense de Futebol (FCF), que levará o pedido para a CBF. Uma carta assinada pelos clubes também foi produzida para solicitar a homologação.
“Até porque não haverá qualquer interferência no ranking da CBF, visto que a pontuação é contabilizada apenas nos últimos cinco anos. Então, seria um registro histórico de um feito considerável à época. Com isso, também resgatamos a história vencedora daquele time de 86, campeão Catarinense daquele ano e que também acendeu à elite do futebol brasileiro”, completou Rodolfo