O ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa deu um importante passo em busca do reconhecimento do título mundial de 2008 nesta terça-feira (12). Os advogados de defesa enviaram “Preservation notices” para Ferrari, Renault/Alpine, ING, Flavio Briatore, Pat Symonds e Steve Nielsen.
“Preservation notices” são requerimento formais que impedem a destruição ou modificação de documentos que podem ser utilizados para reconhecimento do título.
Título de Felipe Massa
Os requerimentos tornam os destinatários cientes de litígio ou potencial litígio. Com isso, eles devem evitar que documentos relacionados ao caso “Singapuragate” sejam destruídos ou modificados.
O “Sinagapuragate” foi um caso de esquema de manipulação de resultados que influenciou na decisão do campeão da Fórmula 1 de 2008. Naquela temporada, o título ficou com o inglês Lewis Hamilton, com Massa na 2ª posição.
Na ocasião, Pat Symonds, da equipe Renault, teria pedido a Nelson Piquet para bater, de forma proposital, seu carro durante a corrida. Isso beneficiou o piloto Fernando Alonso e alterou a dinâmica da disputa pelo título, prejudicando Massa, que estava na Ferrari.
Atualmente, Pat Symonds trabalha na Formula One Management (FOM) e a Renault na época era chefiada por Flavio Briatore, atual embaixador da Fórmula 1. Já Steve Nielsen, então engenheiro da Renault, faz parte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nos dias de hoje.
Felipe Massa entrou com uma carta junto a FIA e FOM para reconhecimento do título mundial em março deste ano, quando Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, admitiu que ele e Max Mosley, então presidente da FIA, sabiam o suficiente para iniciar investigações sobre o “Singapuragate” em 2008. Porém, optaram por não seguir adiante para zelar pela imagem do automobilismo.