A Major League Soccer (MLS), campeonato nacional de futebol dos Estados Unidos, tem se valorizado ano a ano e cada vez mais atraído jogadores de qualidade e renome internacional. Resultado disso é um campeonato muito mais qualificado, disputado e difícil. E nesta temporada, a MLS terá um campeão inédito, isso porque os finalistas Los Angeles FC e Philadelphia Union jamais ergueram o troféu de campeão do torneio.
A decisão da Major League Soccer será disputada em partida única, no próximo sábado, 5 de novembro, no Estádio Banc of California, casa do Los Angeles FC, que fez a melhor campanha na fase classificatória. Tanto Los Angeles FC quanto Philadelphia Union terminaram a primeira fase com 67 pontos, no entanto, o Los Angeles somou mais vitórias, o que garantiu a vantagem de fazer a final dentro de seus domínios.
As campanhas de Los Angeles FC e Philadelphia Union na MLS
O Los Angeles FC cumpriu o favoritismo na decisão da Conferência Oeste sem muitos problemas, ao derrotar o Austin FC por 3×0, na Califórnia. Foi a primeira vez que o Los Angeles FC ganhou a Conferência Oeste, com direito a taça para celebrar.
Na Conferência Leste, o Philadelphia Union despachou o atual campeão New York City FC, com a virada por 3 a 1 no Subaru Park. Também foi o primeiro sucesso do Philadelphia Union na Conferência Leste e a equipe recebeu um troféu.
Los Angeles FC e Philadelphia Union nunca tinham chegado à decisão da MLS Cup anteriormente. Caso os californianos sejam campeões, será apenas a oitava vez que o time de melhor campanha na temporada regular ganha também os playoffs da MLS, a primeira desde 2017.
Depois de 19 anos, os dois líderes de Conferência voltam a se enfrentar no confronto que vale o título. A última vez que isso aconteceu foi em 2003, na partida entre Chicago Fire e San Jose Earthquakes.