O futebol brasileiro está de luto nesta quinta-feira (1). O ex-árbitro Léo Feldman faleceu nesta manhã, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer na garganta.
Ele tinha 67 anos e ficou marcado por apitar alguns jogos emblemáticos na década de 1990 e começo dos anos 2000.
Jogos emblemáticos do árbitro
Léo Feldman foi o árbitro da final do campeonato carioca de 1995, entre Flamengo e Fluminense. A partida ficou marcada pelo eterno “gol de barriga” de Renato Gaúcho, que deu o título para o Tricolor sobre o Flamengo de Romário, Sávio e companhia.
Curiosamente, o árbitro também se envolveu em outra partida histórica do Flamengo. Porém, dessa vez foi com um desfecho melhor para o Rubro-Negro.
Feldman apitou a final do campeonato carioca de 2001 entre Vasco e Flamengo, que rendeu ao Rubro-Negro o tricampeonato estadual seguido. A partida terminou três a um, com o “gol de falta de Petkovic” no fim do jogo para dar a vitória à nação flamenguista.
Por fim, outro jogo emblemático apitado por Léo foi entre Santos e Grêmio pelo campeonato brasileiro de 1993, no antigo Estádio Olímpico. O árbitro marcou um pênalti para os visitantes na reta final do jogo, o que provocou uma irritação generalizada dos jogadores e dirigentes do Imortal.
Léo foi agredido com chutes por Fernando Pinto, diretor de futebol do Grêmio na época, e o vestiário da arbitragem foi apedrejado. A confusão em campo refletiu nas arquibancadas, onde 22 torcedores ficaram feridos em confronto com a polícia.