Ainda na temporada de 2022, o ex-jogador do São José, o atacante Lucas Moura, foi acionado pelo Alavés, da Espanha, para antecipar sua transferência ao time, após vestir a camisa do Nk Istra, da Croácia. O atleta foi negociado para caminhar junto o Grupo Alavés no início daquele ano e foi emprestado ao clube, onde atuaria durante um ano e meio.
Contudo, o atleta acabou surpreendendo, alcançando importante destaque, e teve sua retorno antecipado. O planejamento inicial para Lucas Moura, era que o atleta ficasse no Nk Istra até o final da temporada 2022/23. Contudo, nos meses de atuação, o centroavante jogou oito partidas, se desdobrando entre time sub-20 e o profissional, com três gols e duas assistências.
A média era de 0,62 sobre participação direta para gol por duelo. Vale ressaltar que o time gaúcho não ganhou qualquer contribuição na negociação de Lucas Moura, no entanto, ainda continuou com 10% dos direitos para uma negociação futura, além do mecanismo de solidariedade por ter sido o clube formador do jogador. Atualmente, o atleta vive fim de contrato.
Lucas Moura ganha importante destaque na Copa FGF
Ainda naquele momento, os responsáveis pela administração do Alavés, que disputava a segunda divisão espanhola, decidiram buscar o atleta com antecipação, para que o recebesse uma oportunidade no time B. O planejamento levava em consideração a evolução, mais minutos em campo, para que realizasse a transição para o profissional e adaptação para o futebol da Espanha.
O atleta gaúcho foi formado ainda nas categorias de base do São José, chamando a atenção especialmente na temporada de 2021, quando disputou a Copa FGF pelo time profissional e a Copa do Brasil pelo sub-20. A campanha logo despertou interesse em olheiros da Europa, que o levaram com apenas 19 anos.