O Santos não conseguiu se classificar para o mata-mata da Copa Sul-Americana. O Peixe teve um péssimo desempenho na competição, com apenas uma vitórias em seis jogos na fase de grupos.
O resultado esportivo não teve impacto apenas nos gramados, mas também no financeiro da equipe.
Santos deixa de faturar dinheiro
Em 2023, a Conmebol adicionou um prêmio para os times que disputam competições organizadas por ela. A entidade pagou 100 mil dólares (quase R$ 500 mil) por vitória na Libertadores e Copa Sul-Americana.
Na fase de grupos, uma equipe poderia atingir 600 mil dólares (cerca de R4 2,9 milhões) se vencesse todos os jogos. O Santos conseguiu apenas 100 mil dólares, pois venceu apenas um jogo: contra o Blooming-BOL, fora de casa, na estreia do torneio.
A partida da última quinta-feira (29) novamente contra a equipe boliviana poderia adicionar mais dinheiro aos cofres santistas. A equipe poderia ter vencido caso o meia Lucas Lima convertesse o pênalti assinalado no último lance da partida, mas o Peixe ficou só no empate.
O dinheiro seria importante para o clube, pois o Santos atravessa uma crise financeira. Inclusive, o Peixe fechou o primeiro trimestre de 2023 em déficit.
A equipe da baixada santista terminou a fase de grupos da Copa Sul-Americana na 3ª colocação, com uma vitórias, dois empates e três derrotas. O Newell´s Old Boys, da Argentina, foi o líder com 15 pontos e se classificou para o mata-mata.
O próximo jogo do Santos será no domingo (2) contra o Cuiabá pela 13ª rodada do Brasileirão. A partida realizada realizada na Arena Pantanal às 18:30h (horário de Brasília).