Com a temporada em aberto, o Flamengo também já divide olhares para 2024. O técnico Tite deve promover mudanças no elenco e já tem uma lista de jogadores desejados para entregar a diretoria.
Atualmente, o entendimento interno é que quatro posições necessitam de reforços: zagueiro, volante, meio-campo e um lateral-esquerdo. Apesar disso, apenas um meio-campista tem seu nome ligado ao clube.
Trata-se de Nico De La Cruz, que está no River Plate e é um desejo antigo do Fla. Mesmo após inúmeras tentativas, o time argentino fez jogo duro e não quer baixar a pedida pelo uruguaio.
Outros alvos só devem ser traçados após o término do Brasileirão, já que o Flamengo ainda segue na briga pelo título, assim como não consolidou a vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América. O orçamento para 2024 depende dessa definição.
Já em questão de saídas, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Wesley e Pedro são alvo de outras equipes e podem receber propostas. Outros jogadores que são reserva e não tiveram muitas oportunidades na atual temporada também podem deixar o clube.
Na parte das renovações, nomes como Everton Ribeiro, Filipe Luís e Rodrigo Caio tem contrato apenas até dezembro e ainda não discutiram sua situação. O lateral, inclusive, deve se aposentar. David Luiz está na mesma, mas tem um gatilho de extensão automática de contrato.
Por fim, Gabigol, que tem contrato, deve renovar até 2028. Os termos estão no papel, mas a diretoria Rubro-Negra ainda não confirmou. O atacante tem vínculo até o final do ano que vem.