Os técnicos estrangeiros estão em alta no futebol brasileiro e não é de hoje. Com a chegada de Jorge Sampaoli ao Flamengo, por exemplo, é mais um treinador gringo para a temporada 2023 no Brasil. Só no Brasileirão, metade dos clubes contam com comandantes nascidos fora do país e o caso também acontece na Série B.
Confira abaixo quem são os técnicos estrangeiros do futebol brasileiro:
Abel Ferreira (Portugal) – Chegou ao Palmeiras em outubro de 2020
Está entre os maiores treinadores da história do Verdão. O português conquistou duas Libertadores seguidas e uma Copa do Brasil. Além disso, foi campeão da Recopa Sul-Americana, do Paulistão e do Brasileirão, todos em 2022. Neste ano, já conquistou a Supercopa do Brasil e o bi do Campeonato Paulista.
Juan Pablo Vojvoda (Argentina) – Chegou ao Fortaleza em maio de 2021
Segundo estrangeiro com mais tempo em um cargo de treinador no futebol brasileiro. Teve diversas propostas para deixar o Fortaleza na última janela de transferências mas optou em seguir com o trabalho no Leão. Em 2023, já conquistou o Campeonato Cearense, mas acabou eliminado na fase preliminar da Libertadores. Agora, a equipe terá que se contentar com a disputa da Sul-Americana no decorrer da temporada.
Luís Castro (Portugal) – Chegou o Botafogo em março de 2022
Embora tenha passado por alguns momentos turbulentos no comando do Glorioso, o dono da SAF do clube, John Textor, banca a permanência do treinador português. Em 2023, conquistou a Taça Rio após ficar sem uma das vagas para a semifinal do Campeonato Carioca.
Eduardo Coudet (Argentina) – Chegou ao Atlético-MG em novembro de 2022
Apesar de alguns tropeços neste início de trabalho no Atlético-MG, os números são positivos. Além de ter garantido a vaga para a fase de grupos da Libertadores, ficou com o título do Campeonato Mineiro.
Gustavo Morínigo (Paraguai) – Chegou ao Ceará em novembro de 2022
O Ceará optou por um estrangeiro para comandar a equipe nesta temporada de 2023, na qual o principal objetivo do Vozão é retornar para a elite do futebol brasileiro.
Renato Paiva (Portugal) – Chegou ao Bahia em dezembro de 2022
Com contrato até 2025, o treinador português conquistou o Campeonato Baiano e também está vivo na Copa do Brasil. No entanto, foi eliminado de forma precoce na Copa do Nordeste.
Jorge Sampaoli (Argentina) – Chegou ao Flamengo em abril de 2023
Contratado para assumir a vaga deixada por Vítor Pereira, que perdeu todos os quatro títulos que o Flamengo disputou neste início de temporada. O argentino assinou com o Rubro-Negro até dezembro de 2024.
Pedro Caixinha (Portugal) – Chegou ao Red Bull Bragantino em dezembro de 2022
Contratado como substituto de Maurício Barbieri, atualmente no comando do Vasco, e faz seu primeiro trabalho no futebol brasileiro. No entanto, acabou sendo eliminado na semifinal do Campeonato Paulista para o modesto Água Santa.
Ivo Vieira (Portugal) – Chegou ao Cuiabá em dezembro de 2022
Outro recém chegado ao futebol brasileiro. Contratado pelo Cuiabá para fazer seu primeiro trabalho no Brasil e já conquistou o título do Campeonato Mato-Grossense.
Pepa (Portugal) – Chegou ao Cruzeiro em março de 2023
Escolhido para substituir o técnico Paulo Pezzolano, que conquistou a Série B 2022 e recolocou o Cruzeiro na elite do futebol brasileiro. Começou o Brasileirão com derrota para o Corinthians e terá que encontrar soluções na equipe para evitar mais um rebaixamento da Raposa.