A Uefa anunciou uma importante mudança no calendário das competições europeias para a temporada 2024/25. A Liga dos Campeões passará a contar com quatro times a mais do que o formato atual e, adicionalmente, cada clube participante da fase inicial do torneio terá dois jogos a mais. Além disso, está prevista uma semana de abertura com jogos na quinta-feira.
A Liga dos Campeões terá oito jogos na primeira fase e dois dias em janeiro, uma das principais novidades da competição. Essas alterações também serão aplicadas na Liga Europa e na Conference League. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem aos organizadores das principais ligas europeias.
“Aproveitamos a oportunidade para relembrar que os princípios fundamentais do calendário internacional permanecem inalterados: os jogos das competições nacionais não podem ser disputados nas mesmas datas que os jogos das competições da UEFA, a menos que circunstâncias excepcionais assim o exijam. Isto é para garantir o sucesso do futebol nacional e das competições de clubes da UEFA”, iniciou.
“Entendemos que circunstâncias imprevisíveis podem fazer com que jogos domésticos ocasionais tenham que ser transferidos para uma data de competição de clubes da UEFA. No entanto, agendar jogos da liga nacional ou da copa para coincidir diretamente com os jogos das competições de clubes da Uefa, ou vice-versa, não é do interesse dos torcedores e é prejudicial ao futebol” concluiu Aleksander.
A Uefa também divulgou as datas das finais das principais competições europeias. A final da Liga dos Campeões está agendada para o dia 31 de maio de 2025. Já a final da Liga Europa ocorrerá em 21 de maio, e a final da Conference League será realizada no dia 28 de maio.