A UEFA emitiu um documento explicando as mudanças no formato de suas competições a partir da temporada 24/25. O comunicado fala sobre a Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League.
Em todas elas, o número de clubes participantes será 36 — em vez dos 32 do formato atual.
Mudança na Liga dos Campeões
Uma das principais mudanças diz respeito à primeira fase da competição, popularmente conhecida como fase de grupos. A tradicional divisão de clubes por chaves não vai mais acontecer.
A “nova Liga dos Campeões” terá uma classificação geral na primeira fase. Cada uma das 32 equipes disputarão oito jogos nesta fase e as 24 melhores avançam para o mata-mata.
Os confrontos serão sorteados e, a princípio, clubes do mesmo país não podem se enfrentar. Entretanto, os duelos podem acontecer caso alguma liga nacional tenha quatro ou mais representantes na competição.
São os casos da Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Série A Italiana (Itália) e Bundesliga (Alemanha), em que as quatro melhores equipes ganham vaga na Liga dos Campeões.
Vale ressaltar que, das 24 equipes classificadas para o mata-mata, as oito melhores avançam direto para as oitavas de final. Os outros 16 times passarão por uma fase de playoffs para definir quem segue na competição.
Este formato será válido para a Liga dos Campeões e Liga Europa. Não haverá mais a “transferência” de clubes que ficaram em terceiro lugar em seu grupo na Champions para a Europa League.