A fase de grupos da Libertadores começou ontem e já contou com polêmicas de arbitragem e do uso do VAR. A situação ocorreu na derrota do River Plate para o The Strongest por três a um em La Paz.
A polêmica se deu na marcação de pênalti do goleiro do River Armani sobre o atacante Enrique Triverio. Na cobrança, o próprio Triverio foi para a bola e abriu o placar da partida.
Polêmica do VAR
A polêmica em torno do lance foi causada pela marcação do pênalti e pela rapidez com que ele foi checado. Houve também a revisão para verificar se a posição do atacante era legal.
A Conmebol divulgou os áudios do árbitro de vídeo na manhã desta quarta-feira (5). A primeira checagem feita com relação ao pênalti. O árbitro de vídeo, Juan Soto, diz ao árbitro da partida, Jesús Valenzuela, que o pênalti é claro.
“Olha o primeiro contato, tá claro, tá claro, pênalti confirmado sem cartão”, disse Juan. Em seguida ele fala sobre o impedimento: “Jesus, o pênalti está confirmado, vamos verificar o possível impedimento”.
Por fim, o VAR conclui que não houve impedimento no lance e orienta Valenzuela a marcar a penalidade. “Jesus, me escute. Pênalti confirmado”, afirmou. Confira o áudio completo:
River Plate e The Strongest estão no grupo D da competição, junto de Fluminense e Sporting Cristal-PER. Na próxima rodada, o The Strongest encara o Fluminense e o River enfrenta o Sporting Cristal.