Nesta segunda-feira (30), Lionel Messi recebeu a Bola de Ouro da temporada de 2022-23, em premiação realizada pela France Football. Enquanto muitos concordaram com a escolha por conta da ótima atuação do craque argentino na Copa do Mundo no Catar, muitos contestaram a escolha de Messi como Ballon d’Or.
É o caso do ex-jogador alemão Lothar Matthäus, lenda da seleção de seu país e do Bayern de Munique. Segundo ele, o merecedor do prêmio foi o atacante norueguês Erling Haaland, do Manchester City. “Durante todo o ano passado, Haaland rendeu melhor que Messi. Não é merecido que Messi ganhe. Para mim, não há forma de evitar Haaland. A eleição é uma farsa, embora eu seja fã do Messi”, afirmou.
Matthäus venceu a Bola de Ouro em 1990, quando atuava pela Inter de Milão. Segundo o ex-jogador, a votação revelou a significativa influência que a Copa do Mundo mantém em comparação com outros critérios de seleção da premiação.
“Uma Copa do Mundo conta mais que qualquer outra coisa. Para mim, Haaland é o melhor jogador dos últimos 12 meses. Ganhou títulos importantes com o Manchester City e bateu recordes de gols no processo”, completou o alemão.
Messi conquistou sua oitava Bola de Ouro na carreira, com Haaland em segundo lugar e Mbappé fechando o pódio em terceiro.
Messi entra nos planos e pode voltar para Paris em 2024
Segundo o periódico espanhol Ás, o Comitê Olímpico Internacional (COI) expressou o interesse em ter a participação de Lionel Messi nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Durante uma conferência de imprensa realizada na sede do Comitê Olímpico Argentino (COA), o presidente do COI, Thomas Bach, comentou sobre o desejo de incluir o jogador nas Olimpíadas.
“Seria incrível ter a presença de Messi. Os Jogos Olímpicos são uma aspiração para muitas estrelas do futebol. Para Lionel Messi, representaria a chance de fazer história mais uma vez. Ele poderia se tornar o único jogador na história a possuir duas medalhas de ouro olímpicas e uma Copa do Mundo”, declarou.
Messi já conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O torneio de qualificação para o futebol em 2024 será realizado na Venezuela de 20 de janeiro a 11 de fevereiro. Dez equipes competirão por duas vagas nos Jogos Olímpicos: o Grupo A conta com Venezuela, Brasil, Colômbia, Bolívia e Equador, enquanto o Grupo B é composto por Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.
É importante ressaltar que, embora as seleções olímpicas estejam limitadas a jogadores com idade inferior a 23 anos, o COI permite a inclusão de três atletas acima desse limite de idade.