Lenda do futebol inglês avisa que os árabes podem causar um ‘dia triste para o futebol’

A ascensão da Liga Saudita de Futebol tem causado controvérsia no mundo do futebol. Recentemente, Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool e analista esportivo, expressou sua preocupação com o crescimento da liga, financiada por enormes quantidades de dinheiro, traduzindo-se em contratações de peso no mundo do futebol.

“Com certeza será um dia triste para o futebol quando os jogadores, em seu auge, começarem a se mudar para lá”, comentou Carragher. Dentre os atletas que já mudaram de rumo para o Oriente Médio, podemos citar Cristiano Ronaldo, Sadio Mane, Jordan Henderson, Karim Benzema, N’Golo Kante e Roberto Firmino.

Jamie Carragher compartilha sua visão sobre a Liga Saudita de Futebol

Em uma recente cobertura da Liga dos Campeões pela CBS, Carragher expôs seu medo de que a liga rica em dinheiro adquira mais importância do que as mais tradicionais. “No momento, é uma pequena preocupação que pode crescer. Isso era meu maior medo durante o verão”, disse ele.

O ex-atleta também destacou que a maioria dos jogadores que se transferem para a Liga Saudita estão no final de suas carreiras, o que não representa um risco imediato para o cenário do futebol mundial, mas deixa um alerta para o futuro, caso jogadores atuando em seu pico optem por se transferir para a Liga Saudita.

Um caso que chamou bastante atenção foi o de Jordan Henderson, ex-capitão do Liverpool que se transferiu para o Al-Ettifaq, clube saudita treinado por outro ex-jogador do Liverpool, Steven Gerrard. Carragher comentou essa mudança: “A questão com Jordan Henderson é que ele era o capitão do Liverpool quando saiu. Eu me coloco em seu lugar e, mesmo que não jogasse tanto daqui para frente, não tenho certeza se teria abandonado essa posição”, observou.

Os clubes também têm sua parcela de responsabilidade

No final de suas declarações, Carragher apontou para a responsabilidade dos clubes em relação a essa migração de jogadores. “Estamos criticando os jogadores por estarem indo e diferentes razões para por que estão indo.

Mas ninguém está criticando os clubes. Há muitos clubes da Premier League que ficaram encantados em conseguir dinheiro, especialmente o Liverpool”, concluiu o antigo jogador. No tocante ao futuro do futebol mundial, as declarações de Jamie Carragher com certeza oferecem muito para se pensar.