Está em curso uma medida que pode mudar profundamente o futebol espanhol: a transmissão dos áudios do VAR durante as partidas de LaLiga. A ideia, que já vinha sendo pedida por clubes, pode aumentar substancialmente a transparência da arbitragem.
A proposta está sendo estudada pelo Comité Técnico de Árbitros (CTA), liderado por Luis Medina Cantalejo. Entretanto, antes de iniciar a implementação, é necessário resolver questões legais e contar com a autorização da International Board (IFAB).
Que implicações poderá ter a transmissão dos áudios do VAR?
Javier Tebas, presidente de LaLiga, acredita que a medida pode “acalmar a polémica” no futebol espanhol, permitindo que as decisões arbitrais sejam compreendidas. Há a expectativa de que essa reivindicação dos clubes esteja cada vez mais próxima de ser atendida, com a proposta de transmitir ao vivo as conversas dos árbitros e o VOR de Las Rozas.
Apesar da disposição do CTA para tentar a implementação, a IFAB se posiciona fortemente contra a transmissão ao vivo dos áudios. No entanto, um cenário considerado mais viável seria a divulgação das conversas após o término dos jogos, a exemplo do que ocorre em outras ligas, como a Serie A.
Como isso afetará a transparência na LaLiga?
Com a implementação desta medida, o CTA espera proporcionar maior transparência e ajudar os fãs a entender as jogadas mais controversas. Havia a ideia inicial de realizar seminários na pré-temporada para explicar as grandes polêmicas e os detalhes da arbitragem, mas o plano foi cancelado.
Se o CTA optar por divulgar os áudios após os jogos, a intenção será tornar públicos pequenos trechos dessas conversas. A expectativa é que essa nova medida venha a reduzir possíveis mal-entendidos sobre as decisões arbitrais e, consequentemente, elevar o nível de transparência no futebol espanhol.