Kai Havertz está perto de deixar o Chelsea para fechar com rival

O Arsenal está próximo de chegar a um acordo com o Chelsea para contratar o atacante Kai Havertz por uma quantia na casa dos £65 milhões. Os clubes agora trabalham para finalizar a estrutura do negócio iminente, incluindo possíveis parcelas e bônus.

Os termos pessoais já estão acertados e, se tudo correr conforme o planejado, um exame médico será agendado antes de concluir a transferência. A revista The Athletic divulgou na semana passada que o Arsenal fez uma proposta inicial para recrutar Havertz.

O Chelsea precisa enxugar seu elenco não apenas para compensar os gastos passados, mas também para financiar contratações neste período de janela de transferências. Na última temporada, Havertz atuou principalmente como atacante pelo Chelsea e marcou nove gols em 47 jogos em todas as competições.

Desde que se juntou ao Chelsea, vindo do Bayer Leverkusen há três anos, em uma negociação avaliada em até £90 milhões ($113.8m), Havertz fez 139 partidas pelo clube, marcando 32 gols e fornecendo 15 assistências.

Quais outras negociações estão em andamento?

Além de Havertz, o Arsenal também está trabalhando em um acordo para contratar o meio-campista do West Ham United, Declan Rice. Uma proposta no valor de até £90 milhões – composta por uma taxa de £75 milhões e £15 milhões em bônus – já foi recusada pelos rivais da Premier League, mas o Arsenal está se aproximando do valor que o West Ham busca para liberar seu capitão.

A contratação de Havertz é vista com bons olhos, pois ele é um jogador de qualidade que pode atuar em várias funções dentro do sistema de jogo do Arsenal e oferece atributos diferentes aos dos atacantes já presentes no elenco. Além disso, aos 24 anos de idade, Havertz também continuaria a estratégia do clube de planejar o futuro do elenco.

Qual o perfil de Havertz como jogador?

Em muitos momentos de sua carreira no Chelsea, Havertz foi mal aproveitado em sistemas de ataque disfuncionais. Porém, sua técnica apurada, ótimo instinto para encontrar espaços e receber a bola, além de responsabilidade tática e intensidade na marcação, fazem dele um jogador valorizado pelos clubes de ponta do futebol europeu. Uma mudança de ares, mesmo que envolva apenas uma transferência entre clubes londrinos, poderia ser tudo o que o atleta precisa para alcançar seu potencial máximo.