Justiça interfere e salva time brasileiro da falência
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJD-SC) tomou uma ação que será determinante para salvar um time de futebol brasileiro da falência. Nesta quarta-feira (2), os responsáveis concederam efeito suspensivo ao Figueirense, garantindo que o clube tenha um prazo ainda maior para quitar a primeira parcela do Plano de Recuperação Judicial.
Diante da medida, a equipe de Santa Catarina fica impedida de possíveis pedidos de falência por parte de empresas com débitos pendentes. Além disso, o clube solicitou a liberação do terreno do ginásio como garantia do Plano de Recuperação.
Em contrapartida, o clube ofereceu 5% das ações da SAF Figueirense, avaliadas em R$ 9,5 milhões. As questões ainda serão definidas pelo Juiz Orofino, que determinou que a Vara de Recuperação Judiciais e Falências da Comarca da Capital tome uma decisão.
Enquanto não houver definições sobre os embargos de declaração do Figueirense, o efeito suspensivo segue valendo e ninguém pode pedir a falência do clube. Desta forma, por ora, o clube catarinense seguirá na ativa e focado na disputa da Série C.
Figueirense tenta evitar falência
Nos últimos anos, o Figueirense foi notificado com dívidas milionárias junto à várias empresas. A equipe, entretanto, apresenta dificuldade para arrecadar os valores e ter condição de efetuar os pagamentos pelos próximos meses.
Vale ressaltar que o clube é comandado por uma SAF que prometeu realizar o processo do Plano de Recuperação Judicial. No entanto, até o momento, não foi possível realizar o pagamento dos valores que englobam as dívidas pendentes do Figueira.
Neste ano, o Figueirense disputou a Série A do Campeonato Catarinense, porém foi eliminado para o Avaí nas quartas de final. Agora, a equipe volta as atenções para a Série C do Brasileirão.