O treinador Jurgen Klopp foi suspenso por dois jogos e multado em £75.000 por seus comentários pós-jogo sobre o árbitro Paul Tierney na vitória do Liverpool sobre o Tottenham em abril. Klopp gerou polêmica com os chefes de arbitragem da Premier League ao sugerir que Tierney tinha uma perseguição contra o Liverpool após a vitória dramática por 4 a 3 de sua equipe.
A primeira partida da suspensão de Klopp é efetiva imediatamente, o que significa que ele não estará presente à beira do campo no confronto da Premier League contra o Aston Villa, no sábado, em Anfield. A segunda suspensão fica interrompida até o final da temporada 2023-24 “na condição de que ele não cometa mais violações da regra E3 da FA durante esse período”.
Em comunicado, a Football Association afirmou: “Jurgen Klopp admitiu que seus comentários sobre o árbitro da partida, feitos durante entrevistas pós-jogo à imprensa, constituem uma conduta imprópria, pois insinuam parcialidade, questionam a integridade do árbitro, são pessoais, ofensivos e prejudicam a imagem do jogo.
Na ocasião, Klopp havia corrido na frente do quarto árbitro John Brooks para comemorar o gol nos acréscimos de Diogo Jota contra o Tottenham, depois de ter ficado irritado com algumas decisões – incluindo a falha de Tierney em marcar uma falta em Mohamed Salah pouco antes de Richarlison empatar em 3 a 3.
Tierney se aproximou da linha lateral para advertir Klopp, que havia machucado a coxa durante sua corrida para confrontar Brooks. O treinador do Liverpool admitiu que aquela era uma “punição justa”, mas também afirmou que o que o árbitro disse para ele “não estava certo”.
Questionado sobre isso, Klopp disse: “Não vou dizer nada a respeito disso. Os árbitros não dizem o que foi dito, então eu também não digo o que foi dito. Minha comemoração foi desnecessária, isso é justo, mas o que ele me disse quando me mostrou o cartão amarelo não está certo.
“Temos nossa história com o Sr. Tierney. Realmente não sei o que esse homem tem contra nós. Ele sempre diz que não há nada, mas isso não é verdade. A maneira como ele me olha. É difícil entender.
“Paul Tierney, em uma temporada que foi bastante importante, não deu um cartão vermelho para Harry Kane contra nós (no empate por 2 a 2 no Tottenham Hotspur Stadium em dezembro de 2021).”
Após ser acusado, o Liverpool e Klopp enviaram cartas à FA para explicar que o treinador do Liverpool não pretendia questionar a integridade de Tierney. Klopp também destacou a porcentagem de jogos do Liverpool que Tierney apitou nesta temporada como uma “observação” e não uma defesa para seus comentários.
“Peço desculpas pelo tom e conteúdo de minha entrevista pós-jogo”, escreveu Klopp. “Embora não tenha sido minha intenção, agora reconheço que parece que eu estava questionando a integridade do Senhor Tierney.”