O Manchester City é um dos clubes investigados por possivelmente infringir regras do fair play financeiro da Inglaterra. A equipe enfrenta 115 acusações sobre quebra das regras.
Com isso, a Premier League marcou a data do julgamento do City.
Julgamento do Manchester City
Desde o início das acusações, em fevereiro deste ano, as autoridades e a Premier League discutem sobre a data para julgar as possíveis violações. As investigações indicam que o City teria quebrado 115 vezes as regras do fair play financeiro entre as temporadas 2009/2010 e 2017/2018.
Segundo informações do jornal inglês Daily Mirror, a data do julgamento foi marcada para a segunda metade do segundo semestre de 2024, entre setembro e dezembro. Como esse tipo de caso costuma demorar para ter um veredicto, o City, caso condenado, poderá ser punido apenas no início de 2025.
Durante o período investigado, a Premier League, junto da análise de uma comissão independente, registrou uma série de quantias astronômicas ligadas ao clube. O City também é investigado pela UEFA sobre a quebra das regras do fair play financeiro internacional.
Recentemente, o Everton foi punido com a perda de dez pontos na Premier League por violar regras do fair play financeiro, fazendo o clube cair para a 19ª colocação do campeonato. Diante desse cenário, o Manchester City ficou ainda mais pressionado no caso.
Dentro de campo, os comandados de Pep Guardiola ocupam a vice-colocação da Premier League com 29 pontos, um a menos que o líder Arsenal. Já na Champions League, o City lidera o grupo G com 15 pontos (100% de aproveitamento) e está classificado para o mata-mata.