José Mourinho pode entrar na mira da UEFA após declarações contra árbitro
O treinador José Mourinho pode ter se metido em apuros após ser filmado insultando o árbitro responsável pela final da Liga Europa entre Roma e Sevilla. A partida terminou com a derrota da Roma nos pênaltis e a conquista, pelo Sevilla, do seu sétimo título na história da competição.
Mourinho demonstrou estar bastante irritado ao longo da partida em Budapeste, acreditando que a Roma merecia um pênalti no segundo tempo, além de considerar que o jogador Erik Lamela deveria ter sido expulso nos minutos finais da prorrogação. Ao final do jogo, o técnico não poupou críticas em uma coletiva de imprensa.
O que Mourinho disse?
De acordo com a SportsJoe, José Mourinho afirmou que o árbitro inglês Anthony Taylor “parecia espanhol” durante a partida, insinuando que ele pode ter favorecido o Sevilla. Ele também disse que espera que Taylor “só apite jogos da Champions League e faça as mesmas m*** lá que fez esta noite, e não na Liga Europa”.
Além disso, câmeras flagraram o treinador português chamando Taylor de “um f***ing desastre” no estacionamento da arena Puskás, após a partida. O futuro de Mourinho no comando da Roma continua incerto antes da temporada 2023/24.
Como a UEFA pode agir?
A UEFA deve aguardar o relatório do árbitro da partida antes de decidir sobre possíveis sanções ao treinador. Caso seja confirmado que os insultos ocorreram, Mourinho pode sofrer com punições, como multas ou suspensões do comando da equipe na competição europeia.
A polêmica envolvendo técnicos e árbitros não é novidade no futebol. O fato reacende o debate sobre a pressão que os árbitros sofrem por parte dos treinadores, e como as consequências de suas decisões podem afetar a relação com as equipes e seus profissionais.