A edição de 2023/24 da Liga dos Campeões irá começar nesta terça-feira (27). Equipes pouquíssimo conhecidas irão dar o pontapé inicial pelas eliminatórias da fase preliminar da competição, com o primeiro jogo acontecendo em um estádio de apenas 1.709 lugares.
Na sexta-feira, o Breibablik, representante islandês do torneio, irá disputar a última vaga da fase preliminar da Champions. A equipe enfrentará o Tre Penne, de San Marino. Campeão da Islândia em duas oportunidades, o Breidablik irá entrar em campo carregando um fato inusitado.
Óskar Hrafn Thorvaldsson, ex-jogador da seleção islandesa, é o treinador da equipe. Após se aposentar dos gramados, Óskar passou duas décadas trabalhando como jornalista até estrear no banco de reservar, em 2018.
Conheça a história do Breidablik
Fundado em 1950, o Breidablik é o maior clube desportivo no país. O clubetem várias divisões de esportes, tanto homens e mulheres, incluindo a associação de futebol, atletismo, basquete, karatê, dança, esqui, natação e handebol. Manda os seus jogos de futebol no Kópavogsvöllur.
O Breidablik foi responsável por formar alguns dos principais jogadores da história do futebol islandês, que acumulam passagens pela seleção e clubes das grandes ligas europeias. Alguns nomes relevantes são: Aron Jóhannsson (ex-Werder Bremen), Gylfi Sigurðsson (ex-Everton), Jóhann Berg Guðmundsson (Burnley) e Alfreð Finnbogason (ex-Real Sociedad).
A equipe islandesa nunca chegou a disputar a fase de grupos de uma competição europeia, seja a Champions League ou a Europa League. O melhor resultado do clube em competições europeias foi em 2022-23, quando chegou à terceira fase preliminar da Conference League, sendo derrotado pelo İstanbul Başakşehir.