O apresentador Carlos Eduardo, do Jogo Aberto de Pernambuco, se manifestou nesta quinta-feira (3) após a viralização do seu comentário sobre o volante Ronaldo Henrique, do Sport. Ele disse que foi vítima de fake news com entrevista do meia alemão Toni Kroos.
A cena virou meme nas redes sociais na última quarta-feira (2), antes da partida entre Sport e Vila Nova pela Série B do campeonato brasileiro.
Fake news de Toni Kroos
Durante o programa, Carlos estava passando uma possível escalação do Sport para o duelo contra o Vila Nova. Nesse momento, ele afirmou que viu uma entrevista de Toni Kroos elogiando Ronaldo Henrique.
“Eu assisti ontem a um trecho de uma entrevista de Toni Kroos, que já foi considerado um dos três maiores jogadores do mundo. Aí, a pessoa que está entrevistando pergunta: ‘Fale um atleta que te chama atenção, que você destaca’. Ele parou, deu uma olhada e disse: ‘Vou falar um que vocês provavelmente não conhecem, que é o Ronaldo Henrique’”, declarou
Entretanto, o vídeo não era verdadeiro. O autor editou uma entrevista em alemão de Toni Kroos colocando legendas em português que faziam parecer que o meia estava falando sobre o volante do Sport.
No programa desta quinta-feira (3), Carlos explicou a situação e justificou que foi vítima de fake news.
“É óbvio que ontem eu caí numa fake news, é muito claro, todo mundo sabe disso. Foi pura inocência desse jornalista aqui. Um erro jornalístico. Porque faltou a apuração do fato. E apurar o fato é algo primordial e elementar da função de jornalista. E é por isso que eu peço perdão, peço desculpas aos espectadores que todos os dias, de segunda a sexta, estão agarradinhos aqui com a gente nos dando audiência”, disse.
Confira a explicação completa do jornalista sobre o assunto: