Se pensarmos em grandes magnatas do futebol, um nome que vem rapidamente à nossas cabeças é John Textor. Este empresário norte-americano, que assumiu a liderança do Botafogo em dezembro de 2021, tem um portfólio de times bastante diversificado e impressionante.
E o Botafogo, atual líder do Brasileirão, é apenas uma peça do extenso ‘império’ de times que compõem o Grupo Eagle Football Holdings LLC, comandado por Textor. A gestão da SAF, liderada pelo empresário, está à frente de um desempenho histórico do Botafogo, levando o clube ao sonho do título da competição.
Mas quais outros clubes estão sob a gestão desse grande investidor do mundo do futebol? Vamos descobrir. Entre os brasileiros, o Botafogo é o principal clube associado a Textor. Sua aquisição em dezembro de 2021, prometeu um investimento de R$ 400 milhões distribuídos ao longo de quatro anos em troca de uma participação de 90%.
Quais os Outros Clubes sob Controle de Textor?
Indo além do Brasil e do Botafogo, Textor possui uma parcela do time inglês Crystal Palace, da Premier League, do qual detém 46%. Mesmo não sendo majoritário, ele é uma figura de grande relevância e já promoveu ações conjuntas entre ambos os clubes, inclusive amistosos.
Completam o rol de times do Grupo Eagle Football Holdings LLC o Lyon, na França, o RWD Molenbeek, na Bélgica, e o FC Florida, nos Estados Unidos. A aquisição do Lyon, onde detém 77,49% do clube, ocorreu no final de 2022 após meses de negociações, pelo valor de 800 milhões de euros.
Já o RWD Molenbeek, conhecido como o ‘império’ de Textor, e o FC Florida são menos conhecidos do público, mas também fazem parte da sua extensa rede de times de futebol. É uma estratégia fascinante a de Textor, que ao deter partes de diferentes times consegue criar fascinantes sinergias e oportunidades.
Isso é aparente no Botafogo, onde sua gestão mudou completamente a cara do time. Mas como será que a experiência adquirida em outras competições ao redor do mundo influencia no sucesso do Botafogo hoje?