Reality shows como o Big Brother sempre abriram espaço para atletas e ex-atletas. A edição atual do BBB, por exemplo, conta com a participação da jogadora de vôlei Key Alves e do lutador Antonio ‘Cara de Sapato’. No ano passado teve o velocista Paulo André. Já A Fazenda já teve no seu casting gente do porte de Paulo Nunes, Viola, Aloísio Chulapa e Amaral, todos ex-jogadores de futebol de sucesso.
O que pouca gente sabe (pelo menos, aqui no Brasil) é que o Big Brother já premiou como vencedor até mesmo um ex-atleta que brilhou tanto nos gramados a ponto de ter disputado uma Copa do Mundo.
Isso aconteceu na Alemanha, em 2015. Na terceira edição do Promi Big Brother, versão do reality exclusiva para participantes que já eram famosos, o prêmio de 100 mil euros (pouco mais de R$ 550 mil, na cotação atual) foi para David Odonkor.
Atacante de lado de campo revelado pelo Borussia Dortmund, o ex-jogador de origem ganense foi um dos primeiros negros a vestir a camisa da seleção alemã e fez parte do elenco que, na seleção de país-sede, ficou na terceira colocação no Mundial de 2006 (foi a campo em quatro partidas).
No total, Odonkor disputou 16 partidas pela equipe germânica e marcou golzinho. Ele também esteve na Eurocopa-2008. O torneio continental, no entanto, marcou sua despedida do time nacional.
Apesar de ter só 24 anos na época, o ex-atacante nunca mais conseguiu repetir seu mais alto nível de performance devido a uma sequência de problemas no joelho que foram minando sua carreira. Após sair do Borussia Dortmund, ele ainda jogou em mais três times profissionais: Betis, Alemania Aachen e Hoverla Uzhorod.
A transição do futebol para o Big Brother
Em 2015, quando topou participar do Big Brother Alemanha, Odonkor tinha 31 anos e já estava aposentado há dois. Durante o programa, que tinha regras bem diferentes das adotadas aqui no Brasil e durou apenas 17 dias, o ex-jogador recebeu apenas um voto de companheiro de confinamento para deixar a casa e participou de somente um dos sete paredões eliminatórios.
Na final, o antigo integrante da seleção alemã enfrentou cinco adversários (o mais famoso deles, o cantor Nino de Angelo) e recebeu 61% dos votos para vencer o reality.
Após a vitoriosa participação no reality, Odonkor voltou para o mundo do futebol. Ele foi auxiliar e tentou, sem sucesso, emplacar uma carreira de treinador em times de escalões inferiores da Alemanha. Seu mais recente emprego foi como dirigente do setor de marketing do Bövinghausen, da quinta divisão.