Nesta segunda-feira (16), o confronto esperado entre Bélgica e Suécia, pela 8ª rodada do Grupo F das eliminatórias da Eurocopa, foi suspenso, devido aos ataques terroristas em Bruxelas, na Bélgica. De maneira preocupante, as duas equipes seguiram ao vestiário do estádio Rei Baudouin, logo ao final da primeira etapa, e já não retornaram mais aos gramados para o segundo tempo.
O duelo caminhava em um empate por 1 a 1. A partida precisou ser encerrada, após a notícia de que duas pessoas morreram no início da noite da última segunda-feira (16), após um possível ataque terrorista em Bruxelas, capital da Bélgica. De acordo com informações divulgadas pela AFP (Agência France Presse), as vítimas são suecas. O responsável pelas mortes fugiu do local em seguida.
“Na sequência de um alegado ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consulta às duas equipas e às autoridades policiais locais, que o jogo de qualificação para o UEFA EURO 2024 entre a Bélgica e a Suécia será abandonado. Outras comunicações serão feitas oportunamente”, comunicou a UEFA, de maneira oficial. A Seleção Belga lamentou o ocorrido.
Vítimas poderiam estar acompanhando as eliminatórias
Em vídeo divulgado por diversas fontes, é possível identificar o crime próximo à Praça Sainctelette, no norte da capital belga. O jornal belga Het Laatste Nieuws foi uma das mídias que compartilharam a cena aterrorizante, e mostram um homem com roupa laranja fluorescente, possivelmente com o intuito de ser notado, realizando inúmeros disparos com um fuzil automático.
De acordo com informações do jornal local La Dernière Heure, as duas vítimas poderiam ser torcedores da Seleção Sueca, que atuava na segunda (16), justamente contra a Bélgica. Ainda em vídeo divulgado, o responsável pelo crime falava árabe, e como comenta a mídia local, teria citado antes do ataque, “Allahu Akbar” (“Alá é grande” ou “Alá é o maior”).