Jogadores de futebol são exemplos para grande parte da sociedade. Muitos jovens se espelham nas atitudes de atletas e os têm como ídolos. No entanto, muitos atletas não honram o tamanho que tem perante o público e se tornam criminosos, dando um péssimo exemplo à sociedade. Hoje você vai conhecer a lista de jogadores que já foram presos.
O esporte mais popular do planeta movimenta bilhões todos os anos, seja com a transferência de jogadores, compra de ingressos ou mesmo patrocinadores dos clubes. E mesmo recebendo bons salários, ninguém está livre de problemas com a Justiça. Alguns deles acabaram encrencados e tiveram passagem na cadeia.
Uma das histórias mais curiosas envolve Ronaldinho Gaúcho: enquanto esteve preso no Paraguai por usar um passaporte falso ele participou de um torneio na prisão e foi campeão, recebendo como prêmio um leitão. Daniel Alves também jogou bola na época em que esteve na cadeia espanhola.
Confira jogadores que já foram presos:
- Benjamin Mendy: O lateral-esquerdo que teve passagens por Olympique de Marselha, Monaco e Manchester City foi preso acusado sete vezes de estupro e uma de assédio sexual.
- Romário: Baixinho artilheiro, foi preso duas vezes em 2004 e depois em 2009. A suspeita era de que havia atrasado o pagamento de pensão alimentícia.
- Ruben Semedo: O defensor com passagens por Sporting, Villarreal, Olympiakos e Porto foi detido suspeito de estuprar uma menina de 17 anos.
- Ronaldinho Gaúcho: O “Bruxo” foi detido no Paraguai por entrar no país com um passaporte falso.
- Edílson: Polêmico, foi preso em 2014, 2016 e 2018, sempre por não pagar pensão alimentícia.
- Eric Cantona: Astro francês, foi preso depois de pendurar as chuteiras, em 2014, quando deu uma cabeçada em um homem em Londres
- Leônidas da Silva: Ídolo do Flamengo e São Paulo e inventor do gol de bicicleta, o “Diamante Negro” foi preso por falsificar o certificado de dispensa do serviço militar.
- Viola: O atacante dos anos 90 acabou preso em 2012 por porte de arma e por violência doméstica.
- Bruno: Em caso que chocou o Brasil na época, o ex-goleiro do Flamengo foi preso por homicídio e sumiço do corpo da modelo Eliza Samudio.
- Michel Platini: Considerado um dos maiores da história do esporte, foi preso acusado de corrupção em 2019. O caso teve relação com a escolha do Catar para sediar a Copa de 2022.
- Edmundo: O caso também chocou o país. O ex-jogador e comentarista foi condenado por ter matado três pessoas em um acidente de carro.
- Jobson: Com passagem marcante pelo Botafogo, Jobson foi preso acusado de estupro de vulnerável.
- Freddy Rincón: Ídolo do Corinthians, nos deixou cedo e morreu em 2022. Antes disso, em 2007 foi acusado por tráfico de drogas e acabou na cadeia.
- Piá: Talvez menos famoso que os outros nomes dessa lista, mas um dos recordistas de passagens. Esteve quatro vezes na prisão: porte de arma, falta de pagamento de pensão e até roubo à caixa eletrônico na ficha dele.
- Jean: O goleiro ex-São Paulo e Atlético-GO foi preso em 2019 acusado de agredir Milena Bemfica, até então sua esposa. Atualmente, está no Cerro Porteño.
- Zé Elias: Atualmente comentarista na ESPN, o ex-jogador do Corinthians foi preso por não pagar pensão alimentícia. Ele passou 30 dias na cadeia.
- Cuca: Foi preso na Suíça junto com outros jogadores do Grêmio, acusados de estupro.
- Breno: Nunca conseguiu mostrar em campo todo o potencial que possuía. Enquanto estava na Alemanha, acabou preso por quatro anos após incendiar a própria casa.
- Maradona: Uma figura bem polêmica fora dos gramados. Maradona foi preso em 1991 por posse de drogas – no caso, cocaína.
- René Higuita: Histórico goleiro, acabou preso em 1993 por envolvimento em um sequestro.
- Carlos Palacios: Jogador com passagens por Internacional e Vasco, foi preso por agredir a namorada.
- Daniel Alves: O antigo lateral da Seleção Brasileira foi preso na Espanha acusado de estuprar uma jovem durante festa em boate.
- Paul Gascoigne: Outro jogador famoso dos anos 90 que acabou na cadeia. Neste caso, estava com drogas e perturbou a ordem pública.