O mundo do futebol é repleto de contratações bizarras. Por diversas vezes, jogadores considerados medianos no Brasil são contratados por gigantes europeus em transferências quase que inexplicáveis. Pensando nisso, separamos uma lista com jogadores brasileiros que passaram por grandes times da Europa e você não se lembra.
De tempos em tempos, um jovem jogador brasileiro é comprado por um grande time da Europa sob os olhares de uma promessa. Alguns conseguem cumprir essas expectativas, como foi o caso de Neymar, Vinícius Junior, Casemiro e por aí vai. No entanto, outros não correspondem ao que era esperado.
Dentro dessa categoria de jogadores que não correspondem à expectativa, pode-se dizer que há uma outra ainda: a de jogadores que você nem se lembra que passaram por grandes times. Atletas que tiveram uma passagem tão rápida ou apagada que, no imaginário popular, nem são lembrados.
Dito isso, confira alguns dos jogadores brasileiros que passaram por grandes times europeus e você não se lembra:
Douglas Pereira dos Santos – Barcelona
O torcedor são paulino que assistiu a conquista da Copa Sul-Americana de 2012 certamente irá se lembrar do lateral Douglas Pereira dos Santos. O jogador que surgiu nas categorias de base do Goiás foi contratado pelo São Paulo em 2012 para ser titular, permanecendo na equipe até 2014.
No entanto, em 2014 uma transferência quase inexplicável levou Douglas, um lateral mediano do Brasil, para nada mais nada menos do que o todo poderoso Barcelona. Isso em uma época em que os Culés estavam montando o famoso trio MSN, com Messi, Suárez e Neymar, que acabaria ganhando a Champions da temporada seguinte.
Douglas não chegou nem a ir para o Barcelona B, integrando diretamente o time A dos Culés. Ao todo, ele ficou por duas temporadas com o clube catalão, mas em uma passagem totalmente apagada, com apenas oito jogos disputados. Nesse meio tempo, ainda deu uma assistência para gol.
Essa transferência bizarra fez com que Douglas se tornasse um dos jogadores que passaram por grandes clubes da Europa e você não se lembra. Ou, se lembra, certamente dá boas risadas.
Keirrison – Barcelona
Pode-se dizer que quando o assunto é contratar jogadores brasileiros de maneira inexplicável, o Barcelona é rei. Isso porque, antes mesmo de levar Douglas para a Catalunha, os Culés já haviam feito um movimento semelhante, mas ainda mais bizarro: a compra de Keirrison.
Para os que não se lembram, Keirrison surgiu como uma promessa do futebol brasileiro na segunda metade dos anos 2000. Logo em sua segunda temporada como profissional pelo Coritiba, ele acabou metendo 21 gols em 58 jogos. No ano seguinte fez ainda melhor: 23 gols em 34 jogos.
Em 2009, ele foi vendido para o Palmeiras e, pelo terceiro ano consecutivo, manteve uma média de gols muito surpreendente: 24 gols em 35 partidas. Tudo isso fez com que ele despertasse a atenção da Europa e fosse contratado pelo Barcelona, em uma transferência quase inexplicável.
Na época, o ataque do Barcelona contava com nomes simplesmente absurdos como Messi, Henry, Ibrahimovic entre outros bons reservas. Sendo assim, apesar de ser contratado, Keirrison não chegou nem a disputar uma única partida com a camisa do Barcelona. Ele foi sendo emprestado para diversos clubes como Benfica, Fiorentina, Santos e Cruzeiro antes de retornar para o Coritiba, em 2013.
Bernard – Everton
O meia-ofensivo Bernard fez muito sucesso com a camisa do Atlético Mineiro no início da década de 2010. Ele integrou aquele elenco vitorioso do Galo, campeão da Libertadores de 2013 em uma equipe mágica com Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Marcos Rocha, Revér e companhia.
Mas posso te garantir que o Bernard é um dos jogadores brasileiros que jogaram em grandes times da Europa e você não sabia. Depois de se destacar com a camisa do Galo, o jogador foi vendido para o Shakhtar Donetsk em uma das transferências mais caras do país até os dias de hoje.
No entanto, na Ucrânia ele acabou praticamente sumindo, a ponto de em 2018 ser comprado pelo Everton em uma negociação que acabou sendo bastante apagada. Bernard ficou três anos na equipe inglesa, mas marcou poucos gols e nunca conquistou a titularidade em definitivo.
Apesar do Everton não ser um dos maiores da Inglaterra, ainda assim é considerado como um grande clube da Europa. A equipe está sempre figurando na série A da Premier League e, em algumas edições, com boas campanhas.
Gabriel Barbosa – Inter de Milão
Considerado um dos ídolos recentes da torcida do Flamengo, Gabriel Barbosa estará marcado para sempre na história do clube carioca. Apesar de ser um dos responsáveis pelo mágico ano de 2019 do rubro-negro, com a conquista do Brasileirão e da Libertadores, quando o assunto é Europa Gabigol acaba virando motivo de piada.
Muitos fazem piada de que Gabigol tem pouquíssimos gols na Europa, mas o fato é que poucos lembram onde ele realmente jogou. O jogador, que surgiu no Santos em 2013 e fez boas temporadas em 2014 e 2015, acabou sendo comprado pela Inter de Milão na temporada 2016/17.
Com a camisa da Inter, no entanto, o atacante disputou apenas 10 jogos e marcou somente um gol. Em 2018 ele foi emprestado para o Benfica, onde jogou só 5 partidas também, e logo voltou para o Santos, dessa vez por empréstimo.
Gabigol entra para a lista de jogadores que passaram por grandes times da Europa e você não se lembra não necessariamente pela transferência, a qual foi marcante, mas sim por ter sido extremamente apagado. Isso a ponto dos torcedores realmente não se lembrarem em qual clube europeu o atacante flamenguista atuou.