Em um reviravolta significativa nos casos de assédio sexual no esporte, a jogadora de futebol feminino Jennifer Hermoso está entrando com uma ação contra Luis Rubiales, o presidente suspenso da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por um beijo não consentido após a vitória na final da Copa do Mundo, realizada em Sydney, no mês de Agosto.
Segundo fontes jurídicas, a estrela da seleção feminina apresentou formalmente a reclamação na terça-feira na Procuradoria Geral do Estado, com o objetivo de proteger sua privacidade. A denúncia ocorreu após a Procuradoria da Audiência Nacional oferecer a Hermoso a possibilidade de processar Rubiales por um crime de assédio sexual.
O beijo não foi consentido, afirma a jogadora
“A luz das manifestações públicas feitas por Dª Jennifer Hermoso, o ato sexual sofrido por ela e executado pelo Sr. Rubiales, não foi consentido”, dizia o veredito da procuradora fiscal. Hermoso, em seu comunicado, afirmou: “Seu beijo não foi de forma alguma consentido… Eu me senti vulnerável e vítima de um assalto”.
Essa ação legal surge dias após a Procuradoria da Audiência Nacional resolver entrar em contato com Jennifer Hermoso a fim de oferecer-lhe ações legais. Eles acreditam que os eventos relatados são passíveis de serem considerados como assédio sexual. A Procuradoria referenciou a reforma dos crimes contra a liberdade sexual na chamada ‘lei do só sim é sim’, que classifica os beijos não consentidos como “condenáveis”.
Rubiales e o futuro da RFEF
Rubiales está temporariamente suspenso de suas funções como presidente pela FIFA enquanto investiga seu comportamento durante a final da Copa do Mundo. Durante a celebração da vitória da seleção espanhola, Rubiales também se comportou de maneira imprópria em um camarote. Esta não seria a primeira vez que seu comportamento é questionado.
A Ministra da Igualdade em exercício, Irene Montero, e a Delegada do Governo contra a Violência de Gênero, Victoria Rosell, manifestaram seu apoio à Hermoso nas redes sociais. “Jenni Hermoso, você não está sozinha. Somos milhões com você”, declarou Montero, pontuando a importância de responsabilizar os perpetradores de violência sexual.