Revelado pelo Fluminense, o jogador Fernando Neto, de 30 anos, é investigado pelo Ministério Público de Goiás por suspeita de aliciar o zagueiro Eduardo Bauermann, do Santos. O atleta disputou 12 jogos pelo Flu, atuou na base da equipe ao lado de Fabinho – hoje volante do Liverpool -, e já alegou lesão para perder jogo decisivo da Série B que caiu no mesmo dia do próprio casamento.
Na última terça-feira (09), o portal “GE” divulgou uma conversa de Fernando Neto com Eduardo Bauermann que está sendo investigado pelo MP-GO por suspeita de manipulação de resultados em esquema com apostadores.
Nos prints, Fernando Neto, hoje jogador do São Bernardo, procurou em 2021 o zagueiro santista, à época no América-MG, com oferta de R$ 60 mil para ser punido com um cartão amarelo nas últimas rodadas do Brasileirão.
De acordo com a denúncia do MP, Fernando Neto, que na ocasião defendia o Operário, revelou sua participação nos esquemas de manipulação de jogos e de ter recebido um cartão amarelo após cometer falta no atacante Luciano Juba, do Sport, como parte de um acordo, em partida válida pela Série B.
Passagem pelo Fluminense
Fernando subiu ao time profissional do Fluminense em 2013, após ser vice-campeão da Copinha de 2012 no time que contava também com o volante Fabinho. Ele foi lançado ao time titular do Tricolor das Laranjeiras pelo então técnico da equipe Abel Braga logo em seu jogo de estreia, quando o Flu venceu o Nova Iguaçu por 2 a 0 pelo Campeonato Carioca.
Após sua estreia, atuou mais duas vezes pelo Flu, todas pelo Carioca. No ano seguinte, foi emprestado para o Paços de Ferreira, de Portugal. E em 2014, retornou ao Tricolor, e disputou mais quatro partidas pela equipe, desta vez pelo Brasileirão daquele ano.
Polêmica no Macaé
Em 2015, o Fluminense emprestou o jogador para o Macaé, que disputava a Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na equipe, jogando mais como meia, apesar de ser lateral-esquerdo de origem, ele disputou 21 partidas e marcou três gols.
No entanto, desfalcou o time no jogo mais decisivo do ano, que aconteceu última rodada do certame, quando o Macaé enfrentou o Ceará na briga direta para se livrar da queda para a Série C.
Após a ficar de fora do jogo, reportagem do “GE” apontou que o jogador tinha casamento marcado para o mesmo dia. E o gerente da equipe na época, Gustavo Mendes, criticou muito a postura do atleta, após exames não constatarem a lesão alegada. Quanto ao presidente do clube, Mirinho, ficou muito irritado por não ter sido informado pelo atleta, como de costume, que iria à sua cerimônia matrimonial.
“Quem paga o salário dele é o Fluminense. Quem paga o apartamento dele sou eu, e o condomínio é ele (Fernando Neto). Agora, para se ter uma ideia, o condomínio dele está atrasado em mais de R$ 3 mil, que eu fui descobrir ontem. Quer dizer, ele já foi embora e pegou as coisas dele. É um jogador irresponsável, eu estou apavorado. Nunca esperava isso. Eu preferia que ele falasse a verdade: ‘Tenho um casamento’, disse Mirinho.