A notícia foi recebida com entusiasmo em Birmingham, visto que Ezri Konsa, destacado zagueiro do Aston Villa, renovou seu contrato com o clube por mais cinco anos. Esta decisão, além de reforçar a segurança defensiva do time, coloca Konsa mais próximo do topo da hierarquia salarial do clube. Mas, o que realmente motivou esta decisão? Como este contrato afetará Aston Villa? Vamos dar uma olhada mais detalhada.
Konsa, que assinou pela última vez com o Villa há dois anos, com aquele acordo até o verão de 2026, agora estendeu seu vínculo até 2028. Tal renovação pode ser interpretada como um sinal claro de seu progresso contínuo, ao se aproximar do topo do escalonamento salarial dos Villans, na companhia de ícones do clube como Emiliano Martinez, Tyrone Mings e Moussa Diaby.
Konsa tem sido chave para a impressionante melhora do Aston Villa sob a tutela do treinador Unai Emery. Sua habilidade em fazer leituras rápidas do jogo e sua tranquilidade sob pressão tornaram-se inestimáveis para o clube inglês.
Como a renovação pode afetar o desempenho do time?
Apesar de ter perdido seu parceiro regular de defesa, Tyrone Mings, por grave lesão no joelho na abertura da temporada contra o Newcastle, Konsa tem formado uma dupla de zaga eficiente com o recém-contratado Pau Torres. A segurança que ele trouxe para a defesa de Villa é perceptível, e esse novo contrato só reforça seu compromisso com o clube inglês.
O ex-técnico do Villa, Dean Smith, que estava no comando do clube quando Konsa se juntou à equipe oriundo do Brentford, expressou surpresa pelo fato do jogador de 25 anos ainda não ter sido convocado para a seleção inglesa. Ele descreveu Konsa como um “Rolls Royce dos jogadores”, destacando ainda sua incrível capacidade de recuperação após erros, uma qualidade vital para qualquer jogador.