Em janeiro de 2023, Abde migrou do Barça para o Betis, já que não esperava obter protagonismo sob o comando de Xavi Hernández. Contudo, o atleta provou suas habilidades no futebol ao marcar quatro gols em 19 partidas na nova equipe. Segundo informações do ‘Football Transfers’, Abde chamou a atenção do Aston Villa, que demonstrou interesse em contratá-lo novamente no verão.
Do extraordinário ao comum, Abde escolheu a Espanha como sua base para crescer no futebol. O meia-atacante marroquino firmou contrato com o Betis após negociações finais com o Barça. A transação foi finalizada por 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos do jogador. Por seu lado, o Barça detém a opção de recompra de cerca de 20 milhões sobre esse percentual.
Após alguns meses, Abde finalmente encontrou seu espaço no Betis, o que chamou a atenção novamente do Aston Villa. O clube inglês parece estar sondando seu entorno para persuadi-lo a dar um salto para a Premier League. O Betis, que precisa vender após um mercado de verão recorde em saídas e receitas, está atento a essa situação.
Como essa transferência afetará o Barça e o Betis?
Se o traspasse de Abde se concretizar, o Barça receberia 50% da quantia, aliviando seu limite salarial. O Betis, por outro lado, está próximo de vender Miranda, cujo contrato vencerá no final da temporada. Aqui também, o Barça ficaria com metade do que o Betis fizer na venda. Além disso, considera-se uma eventual transferência de Todibo para o United. O Barça ainda possui 20% dos direitos do atleta e o lucro seria significativo.
Portanto, a possível movimentação de Abde para o Aston Villa é sinônimo de atenção tática no mundo recheado de estratégias do futebol. Cada transferência reflete não apenas uma mudança de jogador, mas sim movimentos de xadrez financeiros que vão moldar o futuro dos clubes envolvidos.