O que parecia praticamente impossível está muito perto de se tornar realidade. O zagueiro Arboleda, do São Paulo, está se recuperando e tudo indica que será convocado para a seleção do Equador pelo técnico Gustavo Alfaro para a disputa da Copa do Mundo Qatar 2022. Desde o último dia 31 ele já treina junto com a comitiva equatoriana a pedido de Alfaro, um grande indicativo de que pretende contar com o jogador no mundial que se inicia no próximo dia 20 de novembro – o Equador fará a partida de abertura da Copa do Mundo diante do anfitrião Qatar.
Alfaro fez a solicitação diretamente ao treinador do São Paulo, Rogério Ceni, que aceitou de pronto, entendendo a importância para o atleta de defender a seleção de seu país natal em uma Copa do Mundo. Além disso, Arboleda também é muito querido entre os são-paulinos, que torcem pela sua recuperação a tempo de disputar o mundial. E ao que parece o desejo dos equatorianos é o mesmo. Prova disso é que um fisioterapeuta da seleção equatoriana acompanhou o zagueiro nas últimas semanas durante as atividades no CT do São Paulo.
Arboleda voltou aos treinos com os companheiros em 21 de outubro. A recuperação é tida como surpreendente no São Paulo. A expectativa inicial era a de que ele voltasse aos gramados somente no ano que vem. Agora Arboleda corre contra o tempo para disputar o Mundial.
A grave lesão do zagueiro equatoriano Arboleda
O atleta sofreu uma ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo, além de uma fratura no local, no clássico contra o Palmeiras, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O atleta precisou passar por cirurgia para reparar o problema. Na jogada que terminou com sua lesão, aos 35 minutos do segundo tempo, o defensor são-paulino acabou perdendo o equilíbrio no ar após se antecipar ao atacante Rafael Navarro para cortar um lançamento. Ao aterrissar no gramado, ele virou gravemente a perna.