Neste sábado (3), o Manchester City se sagrou campeão da FA Cup ao vencer o rival Manchester United por 2 a 1 na finalíssima. Apesar da presença de craques como Haaland e De Bruyne em campo, quem acabou sendo protagonista do triunfo foi Gündogan, que anotou os dois gols da vitória dos Citizens.
O primeiro gol do alemão foi anotado com apenas 12 segundos de partida, com um belo chute no ângulo do goleiro De Gea. O United chegou a empatar com um gol de pênalti de Bruno Fernandes, mas Gündogan anotou outro golaço no início do segundo tempo para assegurar a vitória de sua equipe.
Apesar de sempre ter sido titular da equipe de Pep Guardiola, Gündogan só foi se tornar um protagonista da equipes nas últimas temporadas, quando assumiu um papel mais ofensivo e passou a atuar mais perto da área. Desde então, o alemão tem sido um dos artilheiros da equipe, sempre impressionando com sua capacidade de finalização de fora da área.
Gündogan conquistou todos os cinco títulos de Premier League junto a Guardiola, além de outros sete troféus. O alemão ainda pode conquistar a Champions League com a equipe, no que será sua terceira tentativa na carreira – Gündogan saiu derrotado das finais de 2012-13, quando ainda atuava pelo Borussia Dortmund e foi derrotado pelo Bayern de Munique, e de 2020-21, quando o City perdeu para o Chelsea.
Apesar de ser um dos principais jogadores da equipe mais badalada do planeta, Gündogan pode estar de saída da equipe de Manchester. O alemão possui contrato com o clube até julho de 2023, e ainda não encaminhou sua renovação. De acordo com a imprensa europeia, o jogador estaria interessado em uma transferência para o Barcelona.