Três dias após o incidente lamentável de racismo ocorrido em Mestalla envolvendo Vinicius, um novo episódio semelhante teve lugar em outro país e em outra liga, desta vez com Rodallega como protagonista.
O jogador colombiano do Club Independiente Santa Fe enfrentava o Gimnasia La Plata, da Argentina, pela Copa Sul-Americana. A partida, que terminou com vitória do time da casa por 1 a 0, foi marcada por confusões e quatro expulsões. No entanto, também presenciou um triste episódio de racismo, conforme denunciado por Rodallega, entre lágrimas, ao término do jogo.
“Não evoluímos como humanidade, é um desastre o que acontece no mundo todo. O tema do racismo já cansa, ser chamado de macaco, ser chamado de negro é uma falta de respeito e causa tristeza”, confessou o jogador colombiano emocionado.
“Acontece com todos nós. Quando houve o problema, podemos discutir, podemos brigar, pode haver expulsões, mas quando as pessoas começam a atacar questões raciais, em vez de raiva, causa tristeza. Não me dói ter perdido o jogo, mas me entristece o que acontece no estádio, no ambiente. Em Bogotá, tratamos bem eles, respeitamos eles, mas hoje eles não nos respeitaram, e isso me deixa triste”, desabafou Rodallega, emocionado.