O jogo que culminou com a classificação do Santos às oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve um outro destaque, sobretudo por envolver o clube da Vila Belmiro, o berço de Pelé. O meio-campista Ivonei teve grande atuação na goleada por 4 a 0 sobre o Bahia, e fechou a exibição de gala marcando o gol que o Rei do Futebol não fez.
O camisa 8 do Peixe arriscou de antes do meio do campo, encobriu o goleiro e foi autor de uma verdadeira pintura. A cena se assemelha ao famoso gol que o Rei Pelé não conseguiu fazer na Copa de 1970, contra a Tchecoslováquia. Desde então, marcar um gol do meio do campo é conhecido como ‘fazer o gol que Pelé não fez’.
“Dedico a ele (Pelé) esse gol. Nós perdemos um ídolo e uma referência no futebol. Creio que ,de onde ele estiver, está muito feliz”, disse Ivonei após o fim da partida, completando em seguida:
“Todo jogo eu venho tentando, olho sempre os goleiros e tento fazer a cobertura. No primeiro tempo tentei e errei, mas na segunda vez vi que o Tiago estava adiantado e consegui fazer o gol”, contou o ‘Menino da Vila’.
Você se lembra do gol que Pelé não fez?
Na Copa do Mundo México 1970, o Rei Pelé viu o goleiro Ivo Viktor, da Tchecoslováquia, adiantado e finalizou do meio do campo. O arqueiro viu a bola passando por cima e correu atrás para tentar defender, se atirando de forma desesperada para evitar o golaço, mas a bola, caprichosamente, apenas tirou tinta da trave esquerda, saindo pela linha de fundo.
O Santos bateu o Bahia neste domingo, 15 de janeiro, por 4 a 0, com gols de Ivonei (2x), Deivid e Wesley Patati. Com o triunfo, o Santos espera o vencedor do jogo entre Atlético-MG e Água Santa para conhecer seu adversário das oitavas.