O zagueiro do Santos Eduardo Bauermann é um dos jogadores investigados pela operação “Penalidade Máxima”. A operação é conduzida pelo Ministério Público de Goiás e investiga um esquema de manipulação de resultados.
O jogador de 27 anos é um dos suspeitos de aliciamento na investigação que analisa seis jogos do Brasileirão do ano passado. Ele e mais oito atletas são alvos da operação.
Suspeita de Eduardo Bauermann
A partida que torna Bauermann um dos alvos da investigação foi entre Botafogo e Santos pela 37ª rodada do Brasileirão 2022. De acordo com o MP, um jogador do Santos foi assediado por um aliciador para tomar cartão vermelho no jogo.
Logo após o apito final, o zagueiro do Peixe foi expulso pelo árbitro Braulio da Silva Machado ao xingar a arbitragem do jogo. Na súmula, Braulio relatou o ocorrido:
“Após o término da partida expulsei de forma direta o jogador Eduardo Bauermann, do Santos, por se dirigir aos membros da equipe de arbitragem. Após a expulsão, o mesmo deixou as imediações do campo de jogo sem se manifestar e/ou oferecer resistência”
A partida entre Santos e Avaí na 36ª rodada do campeonato brasileiro também é um dos alvos da operação. Em ambos os casos, jogadores do Peixe foram assediados por apostadores para tomar cartão na partida.
O Ministério Público ressalta que o fato de os jogadores terem sido assediados por apostadores não garante que os atletas receberam os cartões de forma premeditada. Eduardo Bauermann ainda não se pronunciou sobre o caso.
O Santos emitiu uma nota oficial sobre o caso:
O Santos Futebol Clube informa que tomou conhecimento, pelo próprio Eduardo Bauermann, que o jogador é um dos investigados na segunda fase da Operação Penalidade Máxima. Em conversa com o presidente Andres Rueda, o técnico Odair Hellmann e o coordenador de esportes, Paulo Roberto Falcão, o atleta explicou da tentativa de aliciamento, que negou prontamente a proposta e já se colocou à disposição da Justiça.
Uma audiência já está marcada para ele prestar seu depoimento. O Clube segue confiando em seus atletas, já colocou seu Departamento Jurídico para auxiliar Eduardo Bauermann, que treinou normalmente com o elenco nesta quarta-feira no CT Rei Pelé e está relacionado para o jogo de quinta-feira, diante do Audax Italiano, pela Conmebol Sul-Americana, na Vila Belmiro.