Jogador do Barcelona de apenas 16 anos entra pra história da LaLiga

O jovem atacante Lamine Yamal do Barcelona gravou seu nome na história da La Liga no último sábado, tornando-se o titular mais jovem do século na principal competição de futebol da Espanha. Com apenas 16 anos, Yamal brilhou em uma vitória de 2-0 sobre o Cádiz no Olympic Stadium.

Sua participação se deu em virtude da suspensão de Raphinha e, com um desempenho impressionante, Yamal deu constantemente problemas à defesa do Cádiz com seu drible hábil. Além disso, ele não só construiu jogadas de ataque com passes certeiros, mas também lançou cruzamentos perigosos da ala direita.

Lamine Yamal quase balança as redes

O excelente jogo quase foi coroado com um gol, não fosse uma excelente defesa de Conan Ledesma, que com uma estirada completa, conseguiu impedir o sucesso de seu chute curvado. Yamal também foi derrubado na área do Cádiz após um belo drible, entretanto o árbitro manteve o jogo rolando e não assinalou pênalti.

Embora nunca tenha iniciado uma partida antes, o novo prodígio da base catalã já possui uma medalha de vencedor da La Liga, conquistada quando fez sua estreia com apenas 15 anos, no final da temporada passada. Nesse sentido, Yamal se transformou no jogador mais jovem a disputar uma partida pela equipe principal do clube. Lamine também é uma peça-chave nas seleções de base da Espanha, marcando incríveis 12 gols em 21 aparições, variando de sub-15 a sub-19.

Debut de Lamine Yamal no jogo contra o Cádiz

Como seria de esperar para um jogador tão jovem, Yamal não jogou os 90 minutos completos contra o Cádiz, sendo substituído por Ferran Torres nos estágios finais da partida. Torres foi quem, nos acréscimos, marcou um gol depois que Pedri resolveu o impasse no minuto 82.

O placar do jogo não refletiu completamente a superioridade do Barça, já que um desempenho inspirado do goleiro Ledesma manteve o Cádiz no jogo até o final. “Parecia que a bola não entraria hoje, mas entrou”, disse o técnico Xavi Hernandez em entrevista à Movistar Plus após a partida. O triunfo foi a primeira vitória em casa do Barça no Estádio Olímpico, sendo que seu icônico estádio, o Nou Camp, está passando por uma grande reforma.