Uma estreia chamou a atenção no mundo do futebol na tarde de ontem, quarta-feira (14): Ymer Abili, de apenas 13 anos, fez sua estreia profissional na Australia Cup pelo Oakleigh Cannons. É o jogador mais jovem na história da competição.
O Oakleigh Cannons já perdia a partida por 5 a 2 para o Macarthur, até que o técnico Chris Taylor fez a substituição nos minutos finais e tirou o goleiro Lewis Italiano, de 31 anos de idade, para colocar o jovem Abili, que atua na base do time. Ele foi festejado pela torcida.
O Oakleigh Cannons acabou sendo eliminado, mas a noite terminou boa para Abili.
Quais foram os jogadores mais jovens da história?
Por incrível que pareça, outros jogadores ainda mais jovens que Abili já jogaram no futebol profissional. O mais jovem da história é Erick Marshall, que estreou aos 10 anos de idade no FC Ga’rou, da quarta divisão da Libéria, em 2021. Seu segundo jogo foi semanas depois, já com 11 anos.
Um jogador de destaque que estreou com a mesma idade que Abili é Falcão García. Ele jogou a primeira partida profissional aos 13 anos e 112 dias pelo Lanceros Boyacá, em 1999. Dois anos depois, foi contratado pelo River Plate e em seguida, brilhou no Porto, Atlético de Madrid e outros.