A temporada de 2004 marcou a história do futebol mundial, marcando um resultado inacreditável, quando o Porto levantou a taça da sonhada Champions League. A equipe venceu a final contra o Monaco, ao comando do técnico José Mourinho. A equipe que era formada por Carlos Alberto, Deco, Derlei, Maniche, Ricardo Carvalho, Maciel, entre outros, escreveu seu nome na trajetória do time.
Maciel, atacante nascido em Caxias (MA), conseguiu acumular importantes passagens em diversas equipes menores, até que finalmente chamasse atenção de José Mourinho, que na época, iniciava sua passagem de sucesso como treinador. A importância do técnico para jogador é tão grande, que português passou a ser chamado de pai, justamente pelo tempo de trabalho em comum.
Foi José Mourinho quem levou Maciel para o União de Leiria em 2001 e para o Porto, logo depois. O jogador, no entanto, vive uma nova etapa na carreira, e terá uma missão em mente para os próximos anos. Agora, aos 44 anos, o atleta atua em Sorocaba, no interior de São Paulo. O objetivo era reforçar o campeonato de várzea da cidade, que é um dos maiores do país.
Maciel se inspira em Mourinho para novo passo na carreira
A carreira de Maciel contou com importantes momentos, como a artilharia da Copa SP de Futebol Júnior em 1999, além da passagem memorável ao comando de Mourinho, na fase histórica Porto de 2004. No entanto, ao final de sua atuação no futebol profissional, o jogador conseguiu um importante destaque no futevôlei, conquistando diversos títulos no esporte.
Em seguida, abriu uma escolinha em Cabo Frio (RJ), para dar continuidade ao seu trabalho. Contudo, o grande sonho profissional de Maciel, é seguir a carreira como técnico, relembrando importantes lideranças que já passaram por sua carreira. Assim, vem realizando o curso teórico da CBF Academy, em que logo garantirá a Licença B.