O Botafogo já teve grandes jogadores estrangeiros. Loco Abreu é visto como um ídolo da torcida até hoje e a contratação de Clarence Seedorf marcou uma geração. Além disso, outros atletas de fora do país vestiram a camisa do Glorioso e ficaram marcados na torcida.
No quesito de gringos que mais jogaram pelo Botafogo, um recorde importante foi batido na noite de ontem, quinta-feira (6), na vitória por 2 a 1 sobre o Avaí: o goleiro paraguaio Gatito Fernández se tornou o jogador estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do clube.
Foi o 188º jogo de Gatito. Ele ultrapassou o zagueiro Joel Carli, que está no elenco e jogou pela última vez em 14 de julho, na derrota contra o América-MG pela Copa do Brasil. O terceiro colocado na lista é o argentino Rodolfo Fischer, que atuou no clube entre 1972 e 1975 e disputou 180 partidas.
Veja a trajetória do goleiro do Botafogo
Gatito fez sua estreia no Botafogo em 25 de janeiro de 2017, na derrota para o Madureira por 2 a 0, no Campeonato Carioca daquele ano. Depois disso, o goleiro caiu nas graças da torcida ao ser o herói da classificação na pré-Libertadores contra o Olimpia: ele defendeu três cobranças na disputa de pênaltis.
Ele voltou a brilhar em uma disputa de pênaltis no ano seguinte, na final do Campeonato Carioca contra o Vasco: defendeu duas cobranças e foi grande responsável por dar o título ao Botafogo.