O Brasileirão está começando e a janela de transferências está se fechando (termina no dia 20 e depois só reabre em julho). Diante disso, os clubes brasileiros começam a fazer um balanço dos elencos e contratações para avaliar a necessidade (ou não) de mais reforços. Nesse sentido, já dá pra saber que o Vasco seja o time que mais se deu bem nesse início de temporada às custas do desempenho de seus novos contratados, em especial o goleiro Léo Jardim.
O camisa 20 vascaíno foi um dos responsáveis por segurar a vitória carioca sobre o Atlético-MG após o time abrir 2 a 0 no placar com apenas dez minutos de jogo, na estreia do Brasileirão. Léo Jardim foi o responsável por dez defesas no duelo, sendo quatro delas consideradas difíceis, segundo dados do site Footstats.
Goleiros com mais defesas na 1º rodada do Brasileirão 2023 (Dados Footstats)
1º – Léo Jardim – Vasco – 10 (4 difíceis)
2º – Lucas Perri – Botafogo – 6 (2 difíceis)
3º – Marcos Felipe – Bahia – 5 (3 difíceis)
4º – João Paulo – Santos – 5 (2 difíceis)
5º – Rafael – Cruzeiro – 5 (2 difíceis)
6º – John – Internacional – 5 (1 difícil)
7º – Fernando Miguel – Fortaleza – 5 (0 difíceis)
Quem é Léo Jardim, destaque do Vasco na 1ª rodada do Brasileirão
O goleiro Léo Jardim foi comprado junto ao Lille, da França, e assinou contrato válido até o final de 2025. Revelado no Grêmio, fez parte do elenco que conquistou a Copa do Brasil em 2016, a Libertadores em 2017 e o Campeonato Gaúcho em 2018. No ano seguinte, foi vendido ao futebol francês.
Léo Jardim tem muita identificação com a equipe da França, onde participou das campanhas do título do Campeonato Francês 20/21 e da Supercopa da França em 2021. Ao todo, atuou em 30 partidas pelo time.
Chegou ao Vasco praticamente junto do também goleiro Ivan que, inicialmente, tinha status de titular. Assim que recebeu a primeira oportunidade, Léo Jardim mostrou serviço, agradou a comissão técnica do Vasco e o torcedor vascaíno, sendo, até agora, a melhor contratação da equipe na temporada.