Restando três rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, as duas pontas do torneio continuam de maneira indefinida. Pensando no temido rebaixamento, duas vagas ainda estão disponíveis para serem ocupadas, e cerca de 10 times ainda acumulam chances de queda, mesmo que de forma remota. É o caso de São Paulo e Internacional, donos da 10ª e 11ª posição.
De acordo com dados fornecidos pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o São Paulo, acumulando apenas 47 pontos, possui 0,069% de chance de rebaixamento. Enquanto isso, o Internacional, com um ponto a menos, possui 0,39%. O dono da menor probabilidade de ser rebaixado à Segunda Divisão é o Cuiabá, somando 48 pontos, com 0,001%.
Ocupando a 12ª colocação, o Fortaleza, finalista da Copa Sul-Americana de 2023, possui 45 pontos e 2,6% de chances de atuar na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Agora com 44 pontos, o Cruzeiro segue sem nenhuma derrota há três jogos, e acumula 6,9% de probabilidade de rebaixamento. O Corinthians, no entanto, ainda acumula 9%.
São Paulo e Internacional se preparam para os últimos desafios
Antes de definir o futuro, o São Paulo ainda terá pela frente: Bahia (fora), Atlético-MG (fora) e Flamengo (casa). Enquanto isso, o Internacional se prepara para encarar: Cuiabá (fora), Corinthians (fora) e Botafogo (casa). Vale lembrar que os resultados também poderão movimentar a parte de cima da tabela, considerando que o Galo, o Rubro-Negro e o Fogão, ainda acumulam chances de título.
O São Paulo já possui meta concluída para o ano, foi o campeão da Copa do Brasil e consequentemente, garantiu a vaga para a Copa Libertadores da América. Por isso, segue tranquilo diante dos últimos compromissos. Ainda assim, o técnico Dorival Júnior garante que deseja encerrar o Campeonato Brasileiro na melhor posição, especialmente pela questão financeira.