Interessado em comprar o Manchester United é dono de uma fortuna inacreditável

O bilionário britânico Sir Jim Ratcliffe ganha destaque na lista dos mais ricos do The Sunday Times, após seu avanço em uma oferta para comprar o Manchester United. A fortuna de Ratcliffe, CEO da empresa química INEOS, está estimada em cerca de £30 bilhões. O empresário de 70 anos enfrenta forte concorrência do empresário do Qatar, Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani, que também demonstrou interesse em assumir o controle do clube.

Anteriormente classificado em 27º lugar na lista The Sunday Times Rich List de 2022, Ratcliffe subiu para o segundo lugar no ranking de 2023. Robert Watts, o compilador da lista, afirmou em entrevista à PA: “Este ano temos novas informações sobre o crescimento espetacular dos lucros da INEOS”.

A batalha pela propriedade do Manchester United

A venda potencial do Manchester United gerou muita especulação, e durante meses parecia ser uma disputa acirrada entre Ratcliffe e Sheikh Jassim. Ratcliffe ofereceu aos irmãos Joel e Avram Glazer a oportunidade de permanecer com uma participação parcial antes de finalmente adquirir o controle total da equipe. Essa perspectiva foi vista como desejável pelos Glazers, que devem ter interesse em manter alguma presença no Old Trafford antes de vender o clube.

Embora os fãs estejam ansiosos para ver qual dos dois bilionários terá sucesso na aquisição do clube, a situação ainda não está resolvida. No início desta semana, Sheikh Jassim fez uma oferta final na esperança de assumir o controle do Manchester United, mas não está claro se Ratcliffe responderá com uma contraoferta. As conversas com todas as partes interessadas ainda estão em andamento.

E quais os planos de Ratcliffe?

Se Ratcliffe tiver sucesso nesta proposta, um de seus planos é adquirir 50% das ações do clube, o que levaria a uma aquisição gradual avaliando o Manchester United em torno de £6 bilhões. Com a abertura da janela de transferências se aproximando, seria interessante ver como essa possível mudança no controle afetaria a busca do Manchester United para trazer novos reforços e reforçar seu elenco.

Enquanto isso, os fãs do Manchester United aguardam ansiosos por novidades sobre o futuro do clube e qual bilionário emergirá vitorioso na disputa pela propriedade. O que é certo é que as negociações e especulações continuarão até que um acordo seja finalmente alcançado e anunciado oficialmente.