O segredo do Internacional para fazer uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro de pontos corridos é a utilização de novas tecnologias que registram informações sobre o físico dos atletas, com o principal intuito de evitar lesões.
O aplicativo Beatscore acompanha os indicadores dos jogadores e centraliza as informações. Os atletas respondem um questionário antes e depois das atividades. O objetivo é buscar saber o desgaste dos colorados e período entre refeições fora do trabalho. Estes dados se unem aos exames rotineiros que ajudam o clube a minimizar riscos de lesões.
“Temos uma quantidade de avaliações, tanto bioquímica quanto biomecânica, do nível de estresse a cada esforço cometido. Informações para análise global, mas, principalmente, identificar as necessidades de cada um. Temos o controle com este processo, que nos detalha como evoluir individual e coletivamente nossos atletas”, diz o executivo do Internacional, William Thomas.
O Inter promoveu uma reformulação nas dependências do Centro de Treinamento do Parque Gigante. Profissionais da área de saúde foram incorporados durante a temporada para incrementar o estafe e ajudar Mano Menezes no intuito de evitar lesões.
Na próxima temporada, o Internacional vai participar de todas as competições que podem ser disputadas no Brasil. Campeonato Estadual, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil. Ou seja, além de ter um elenco mais recheado, também é importante investir em métodos que diminuem o impacto de ter um calendário bastante apertado.
Atletas lesionados do Inter
O Brasileirão encerrou com Gabriel em recuperação após cirurgia no joelho direito, Edenilson com uma entorse no tornozelo esquerdo, além de Liziero e Mikael que aprimoraram a parte física, após pancada no joelho esquerdo e entorse no tornozelo direito, respectivamente.