O atacante Mikael, de apenas 23 anos, tem se tornado, literalmente, um peso para a diretoria do Inter. Isso porque ainda vai levar um tempo para que o jogador tenha condições de brigar por uma vaga no ataque titular do Colorado. Com a pré-temporada se encaminhando para o final, o centroavante segue abaixo dos índices físicos estabelecidos pelo departamento de futebol e tem sobrado até de treinamentos.
O clube espera que o camisa 32 alcance metas para então ser avaliado tecnicamente pelo treinador Mano Menezes. Mikael inicia a temporada em último na hierarquia dos centroavantes do elenco, atrás de Alemão, titular da equipe, e Lucca, jovem recém-promovido das categorias de base.
Mikael sequer participou do primeiro teste na temporada, quando os comandados de Mano Menezes empataram em 0 a 0 com o com o Barra-SC, no fim de semana passado. Tudo indica que isso se repetirá no próximo jogo-treino, contra o São José-RS, no sábado, 14 de janeiro.
Na manhã de quarta-feira, 11 de janeiro, quando Mano Menezes esboçou a escalação do time titular pela primeira vez no ano em um trabalho aberto aos jornalisas, Mikael só participou dos minutos finais da movimentação, quando os titulares Rodrigo Moledo, Alan Patrick e Alemão já haviam deixado o trabalho.
Enquanto titulares e reservas duelavam no gramado, o camisa 32 trocava passes e treinava finalizações com Allison e Pedro Arruda, garotos da base pinçados para completar o trabalho.
A conturbada relação entre Mikael e Inter
No Beira-Rio desde julho do ano passado, quando foi emprestado pela Salernitana, da Itália, Mikael esteve em campo apenas na eliminação da Copa Sul-Americana, no empate em 0 a 0 com o Melgar, do Peru, e perdeu nos pênaltis por 3 a 1, duas semanas após a contratação. Na oportunidade, permaneceu em campo por apenas dez minutos.
O pouco aproveitamento decorre justamente da condição física de Mikael. No ano passado, o centroavante chegou 12 quilos acima do peso ideal e passou por um processo de emagrecimento, o que provocou perda de força, potência, mobilidade e estrutura muscular, algumas de suas principais virtudes.
Quando o centroavante trabalhava para recuperar tais atributos, sofreu uma entorse no tornozelo direito durante um treinamento e terminou a temporada no departamento médico.
Reinava a expectativa de que, com a chegada de 2023, Mikael estivesse em situação equiparada aos companheiros em termos físicos. O clube chegou a montar uma uma cartilha de exercícios físicos para o atacante durante as férias, mas o resultado não foi o desejado.
Independente da condição de Mikael, a direção busca um centroavante no mercado para disputar posição de titular com Alexandre Alemão. No momento, a possibilidade de rescisão de contrato com o centroavante ou a devolução ao clube italiano não é discutida.