A altitude é um fator que costuma ser de desespero para os clubes brasileiros. São incontáveis as vezes que mesmo com times melhores, os brasileiros foram superados ou tiveram problemas para superar o ar rarefeito de milhares de metros de altitude, além da bola viajando bem mais rápido.
E a altitude fez mais uma vítima. Ao menos, o resultado não foi tão ruim. Mas se comparar com o que o clube tem feito nos últimos anos, o torcedor do Internacional tem motivos para estar sem paciência.
Na última quinta-feira (4), o Internacional empatou com o Melgar em 0 a 0, em jogo válido pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A partida foi na cidade peruana de Arequipa, localizada a 2300 metros acima do nível do mar.
A última vitória do Internacional em um jogo na altitude foi em 2011. Pela Libertadores daquele ano, o time de Celso Roth ganhou do Jorge Wilstermann, na Bolívia, pelo placar de 4 a 1. Desde então, o Colorado nunca mais conseguiu um resultado positivo jogando na altitude.
Ao todo, foram três empates – Melgar (2022), Once Caldas-COL (2012) e The Strongest-BOL (2012) – e três derrotas – The Strongest (2015), Santa Fé-COL (2015) e Always Ready-BOL (2021).
O que vale é a vaga!
Apesar do jogo difícil, o Internacional busca o resultado dentro de casa. A próxima partida será nesta quinta-feira (11), às 19h15, no estádio Beira-Rio. A torcida promete dar mais um show.