O ex-zagueiro e ídolo do São Paulo Diego Lugano declarou que a arbitragem ajudou a Argentina a ser campeã do mundo no Catar. Ele também reclamou das atitudes dos árbitros por causa do VAR.
Apesar das críticas, o ex-jogador não deixou de elogiar Lionel Messi e exaltar o mérito do craque argentino.
O que disse Lugano?
Durante o programa de rádio uruguaio Fútbol por Carve, Lugano afirmou que a seleção argentina só ganhou a Copa com ajuda da arbitragem:
“Eles [juízes] ajudaram a Argentina a ser campeã mundial. Não há dúvida de que eles lhe deram uma mão amiga. Tiveram os seus méritos, mas dos cinco pênaltis que deram, quatro não foram”, afirmou
Com os cinco pênaltis marcados a favor no Catar, a Argentina estabeleceu um novo recorde de penalidades marcadas para uma seleção em uma única Copa do Mundo. Antes, as seleções de Portugal em 1966 e da Holanda em 1978 tiveram quatro pênaltis marcados a seu favor.
Entretanto, o ex-zagueiro da seleção uruguaia não deixou de elogiar Messi. “Isso [pênaltis] é uma realidade. Mas, também é um mérito do Messi, que movimenta o mundo”, completou.
Lugano também criticou as mudanças causadas pelo VAR na postura dos árbitros em campo e nos critérios utilizados durante a partida. “O VAR traz mais dúvidas do que justiça ao futebol. Obriga o juiz a intervir em jogadas estúpidas e inconsequentes. Eles não entendem o que é um contato”, explicou.
O ex-jogador aproveitou o momento para cobrar um posicionamento dos atletas. “O que me preocupa é que os jogadores não se movimentam para dar a sua opinião. Não pode um clássico ou um jogo ser definido por tamanha estupidez”, concluiu.